• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A metodologia de projeto no ensino superior de turismo: uma alternativa para o desenvolvimento de comportamentos e habilidades empreendedoras

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Pablo G Espindola.pdf (1.509Mb)
Data
2014-05-21
Autor
Espíndola, Pablo Guilherme
Orientador
Köche, José Carlos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho pretende contribuir para o debate em torno de alguns dos atuais desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior, os quais dizem respeito à necessidade de oferecer metodologias mais adequadas à atual sociedade do conhecimento, e à busca pela formação do egresso com um perfil mais compatível à realidade dinâmica, complexa, competitiva e caracterizada também por as constantes transformações e incertezas. Os referidos desafios levantados foram colocados dentro do âmbito do curso superior de Turismo, sendo que a metodologia de projeto e as características do perfil dos indivíduos empreendedores foram os objetos de estudo oferecidos como sugestiva resposta aos desafios mencionados. Como problema central foi investigada, neste trabalho, a possibilidade de a metodologia de projeto favorecer e criar condições para que os alunos dos cursos superiores de Turismo desenvolvam comportamentos e habilidades empreendedoras, como também, se a formação empreendedora atende ao perfil dos bacharéis em turismo indicado nas Diretrizes Curriculares deste curso. A partir da revisão da literatura que levantou o estado da arte e análise documental sobre a metodologia de projeto e sobre o empreendedorismo, os resultados revelaram que há fortes evidências de que a metodologia de projeto proporciona condições plenas para os alunos desenvolverem semelhantes comportamentos e habilidades identificadas nos indivíduos empreendedores e que estas vem ao encontro do perfil traçado pelas Diretrizes Curriculares do bacharelado em Turismo.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/337
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [191]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV