• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Interação de bebês com livros literários

Thumbnail
Ver/
Dissertacao Marcela Lais Allgayer Pinto.pdf (2.481Mb)
Fecha
2018-05-22
Autor
Pinto, Marcela Lais Allgayer
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar a interação de bebês com livros literários, a fim de contribuir para os processos de educação literária na Educação Infantil. A dissertação fundamenta-se em pesquisa investigativa por meio de aplicação de situações de mediação de leitura com grupo de bebês. Para tanto, foram preparados ambientes específicos e que permitiram a interação dos pequenos leitores e, de forma lúdica, foram apresentados quatro livros, voltados aos interesses e necessidades das crianças. O estudo justifica-se pelo fato de nem sempre ser dada a atenção necessária ao livro literário, que contribui para a inserção desta faixa etária ao mundo letrado. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, resultou no planejamento, aplicação, descrição e análise de intervenções literárias a partir de livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola de 2014. Foram apontadas possibilidades de leitura presentes nas obras, a partir dos interesses e das necessidades expressas no fazer infantil. A investigação refletiu acerca de diferentes modos de interação de bebês com a literatura infantil, com o meio, com a natureza e com os outros sujeitos, contemplando o diálogo entre o universo dos livros e a realidade das crianças, de modo a construírem novos sentidos. Assim, destaca-se a importância do espaço adequado ao bebê/leitor durante as situações de mediação de leitura, as quais favoreceram a ampliação da capacidade de compreensão, expressão, por meio de experiências diversificadas, entre elas a conversa, a música e a escuta de histórias. Ainda, a pesquisa proporcionou a oportunidade dos pequenos se apropriarem das diversas formas de leitura, o que possibilita a ampliação de sua capacidade cognitiva, de expressividade e de serem capazes de “ler” a realidade na qual estão inseridos
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3764
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Educação [334]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV