• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Sistemas de Informação - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Sistemas de Informação - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Evolução de um software de apoio a análise textual : detectando falhas e realizando melhorias

Thumbnail
View/Open
TCC Douglas Jacques de Oliveira.pdf (4.144Mb)
Date
2018-06-20
Author
Oliveira, Douglas Jacques de
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho realiza um estudo sobre aprendizagem automática em dados textuais aplicada na área da educação. No ramo educacional existem muitas produções textuais que precisam ser manualmente analisadas pelos professores. Existe a necessidade do desenvolvimento de softwares que auxiliem nos processos de leitura e revisão de textos. Estes softwares podem auxiliar tanto estudantes quanto professores na percepção de aprendizagem do que foi estudado. Alguns softwares e trabalhos relacionados já foram desenvolvidos, como a ferramenta Análise de Produções Textuais (LOVATO, 2015; GIL, 2016), que foi utilizada neste estudo. Apesar de analisar textos e apresentar visualizações gráficas dos resultados desta análise, esta ferramenta pode ser aprimorada em alguns aspectos. Dentre estes aspectos destacam-se melhorias na precisão de algoritmos e na inserção de novas formas de visualização. Com base nisso, foram implementadas melhorias evolutivas para a ferramenta, refinando as técnicas e algoritmos empregados, de modo a trazer resultados mais completos e úteis para o usuário. Dentre as melhorias, destaca-se a inclusão de novas formas de visualização dos resultados. Testes preliminares indicam que as melhorias vão favorecer a compreensão do professor sobre o desempenho dos estudantes (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3800
Collections
  • Sistemas de Informação - Bacharelado [103]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV