• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Sistemas de Informação - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Sistemas de Informação - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Evolução de um software de apoio a análise textual : detectando falhas e realizando melhorias

Thumbnail
Ver/
TCC Douglas Jacques de Oliveira.pdf (4.144Mb)
Fecha
2018-06-20
Autor
Oliveira, Douglas Jacques de
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho realiza um estudo sobre aprendizagem automática em dados textuais aplicada na área da educação. No ramo educacional existem muitas produções textuais que precisam ser manualmente analisadas pelos professores. Existe a necessidade do desenvolvimento de softwares que auxiliem nos processos de leitura e revisão de textos. Estes softwares podem auxiliar tanto estudantes quanto professores na percepção de aprendizagem do que foi estudado. Alguns softwares e trabalhos relacionados já foram desenvolvidos, como a ferramenta Análise de Produções Textuais (LOVATO, 2015; GIL, 2016), que foi utilizada neste estudo. Apesar de analisar textos e apresentar visualizações gráficas dos resultados desta análise, esta ferramenta pode ser aprimorada em alguns aspectos. Dentre estes aspectos destacam-se melhorias na precisão de algoritmos e na inserção de novas formas de visualização. Com base nisso, foram implementadas melhorias evolutivas para a ferramenta, refinando as técnicas e algoritmos empregados, de modo a trazer resultados mais completos e úteis para o usuário. Dentre as melhorias, destaca-se a inclusão de novas formas de visualização dos resultados. Testes preliminares indicam que as melhorias vão favorecer a compreensão do professor sobre o desempenho dos estudantes (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3800
Colecciones
  • Sistemas de Informação - Bacharelado [103]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV