• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Letras
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Letras
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Veredas de leitura: a poesia no ensino médio sob o viés do método recepcional

Thumbnail
View/Open
TCC Manola Bianchi.pdf (1.032Mb)
Date
2018-12-11
Author
Bianchi, Manola
Orientador
Arendt, João Claudio
Metadata
Show full item record
Abstract
A importância do ensino de literatura é inegável e muito se discute sobre como contemplar um conteúdo tão rico e vasto na sala de aula. Tudo indica que o texto deve ser o foco nas aulas de literatura, e não a história da literatura, como é usual, pois dessa forma o professor incentivará a leitura literária, aspecto que, muitas vezes tem sido deixado de lado pela escola. A lacuna que existe na leitura torna-se ainda maior ao nos referirmos à poesia, que fica em segundo plano, tanto nas aulas de literatura como nas de língua portuguesa. O texto poético, tão rico no uso da língua como arte, é restrito na sala de aula, por causa da sua polissemia, da sua falta de sequência narrativa, da sua brevidade. Muitas vezes, o próprio professor não está preparado para trabalhar com o poema, pois é preciso motivação e entendimento do texto para poder incentivar os alunos. Diante de todos esses desafios, o método recepcional apresenta-se como uma forma de trabalho ideal para o texto poético, uma vez que estimula o rompimento do horizonte de expectativas dos estudantes, estimulando-os a reverem suas convicções, desafiando-os a ultrapassarem suas próprias limitações de leitura. Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor, a partir do método recepcional, um projeto de trabalho com poesia na sala de aula, com vistas à formação de leitores críticos, dinâmicos e autônomos. A base teórica sobre ensino de literatura advém de autores, como: Candido (2004), Cosson (2014), Magnani (2001), Llosa (2007), Soares (2001), entre outros; já o método recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), Jauss (1975) e Zilberman (1989) (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4203
Collections
  • Letras [6]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV