Veredas de leitura: a poesia no ensino médio sob o viés do método recepcional
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Data
2018-12-11Autor
Bianchi, Manola
Orientador
Arendt, João Claudio
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Mostrar registro completoResumo
A importância do ensino de literatura é inegável e muito se discute sobre como contemplar um conteúdo tão rico e vasto na sala de aula. Tudo indica que o texto deve ser o foco nas aulas de literatura, e não a história da literatura, como é usual, pois dessa forma o professor incentivará a leitura literária, aspecto que, muitas vezes tem sido deixado de lado pela escola. A lacuna que existe na leitura torna-se ainda maior ao nos referirmos à poesia, que fica em segundo plano, tanto nas aulas de literatura como nas de língua portuguesa. O texto poético, tão rico no uso da língua como arte, é restrito na sala de aula, por causa da sua polissemia, da sua falta de sequência narrativa, da sua brevidade. Muitas vezes, o próprio professor não está preparado para trabalhar com o poema, pois é preciso motivação e entendimento do texto para poder incentivar os alunos. Diante de todos esses desafios, o método recepcional apresenta-se como uma forma de trabalho ideal para o texto poético, uma vez que estimula o rompimento do horizonte de expectativas dos estudantes, estimulando-os a reverem suas convicções, desafiando-os a ultrapassarem suas próprias limitações de leitura. Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor, a partir do método recepcional, um projeto de trabalho com poesia na sala de aula, com vistas à formação de leitores críticos, dinâmicos e autônomos. A base teórica sobre ensino de literatura advém de autores, como: Candido (2004), Cosson (2014), Magnani (2001), Llosa (2007), Soares (2001), entre outros; já o método recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), Jauss (1975) e Zilberman (1989) (sic).
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- Letras [5]