Análise comparativa da atuação da Netflix e da percepção dos seus usuários no Brasil e na Alemanha
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-16Autor
Weber, Kelly Alana
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os avanços tecnológicos fazem parte da rotina diária e tem criado um mercado cada vez mais
dependente da internet no campo do entretenimento. Nesse contexto, a tecnologia streaming,
que surgiu na década de 90, tem tido destaque. Dado esse cenário, este estudo teve como foco
a internacionalização da maior empresa de serviço pago de streaming de vídeo da atualidade,
a Netflix. Buscando entender a atuação da empresa em dois países onde ela se inseriu em
diferentes momentos e que possuem características distintas, delimitou-se como tema do
trabalho a análise da atuação da Netflix no Brasil e na Alemanha. Para tanto, realizou-se
uma pesquisa dividida em duas etapas. Na primeira etapa, de caráter documental, buscou-se
analisar o posicionamento da empresa no que se refere à precificação e divulgação dos
serviços e à criação, exibição e renovação de conteúdo. Já na segunda etapa realizou-se uma
pesquisa de levantamento (survey) para identificar as características e hábitos dos usuários da
Netflix nos dois países estudados, bem como seu engajamento com a empresa. Os resultados
indicam que há um desajuste entre o posicionamento da empresa e a percepção dos usuários
em alguns aspectos analisados, mas, em termos gerais, o nível de satisfação dos usuários é
alto nos dois países estudados.(sic)