A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
Fecha
2014-05-30Autor
Piccoli, Márcia Speguen de Quadros
Orientador
Paviani, Neires Maria Soldatelli
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem
como bases teóricas os estudos de: Lev Semenovitch Vygotsky, para abordar a aprendizagem
voltada à formação de conceito científico; os de Émile Benveniste, para tratar a enunciação; e os
de Patrick Charaudeau, para explicitar o uso das funções enunciativas no discurso oral do
docente. Esta pesquisa apresenta as possíveis relações entre a formação de conceitos científicos
de Vygotsky e as categorias modais de Charaudeau. As análises e reflexões sobre essas relações
revelam que o professor de Ensino Superior pode fazer uso das funções enunciativas de
Charaudeau para organizar a situação enunciativa de ensino, como recurso pedagógico para
potencializar a aprendizagem voltada à formação de conceitos científicos. Esta investigação
também apresenta, como contribuição e resultado do estudo, propostas para que o professor de
Ensino Superior, ao planejar a situação enunciativa de ensino, possa favorecer a formação de
conceitos científicos pelos seus alunos, ao tratarem questões das áreas de conhecimento.