• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Marcia Speguen de Quadros Piccoli.pdf (1.354Mb)
Data
2014-05-30
Autor
Piccoli, Márcia Speguen de Quadros
Orientador
Paviani, Neires Maria Soldatelli
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: Lev Semenovitch Vygotsky, para abordar a aprendizagem voltada à formação de conceito científico; os de Émile Benveniste, para tratar a enunciação; e os de Patrick Charaudeau, para explicitar o uso das funções enunciativas no discurso oral do docente. Esta pesquisa apresenta as possíveis relações entre a formação de conceitos científicos de Vygotsky e as categorias modais de Charaudeau. As análises e reflexões sobre essas relações revelam que o professor de Ensino Superior pode fazer uso das funções enunciativas de Charaudeau para organizar a situação enunciativa de ensino, como recurso pedagógico para potencializar a aprendizagem voltada à formação de conceitos científicos. Esta investigação também apresenta, como contribuição e resultado do estudo, propostas para que o professor de Ensino Superior, ao planejar a situação enunciativa de ensino, possa favorecer a formação de conceitos científicos pelos seus alunos, ao tratarem questões das áreas de conhecimento.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/473
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV