Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
Saberes educacionais na graduação em farmácia : alinhamento às diretrizes e desafios para a formação integral do farmacêutico
(2025-12-04)Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem como objetivo analisar os saberes educacionais priorizados no plano de execução curricular de um curso de ... -
Borboletear : do mal-estar ao acolhimento - cartografia de transformações autopoiéticas subjetivas de docentes no território escolar
(2025-11-28)A presente tese emerge de um estudo cartográfico que teve a seguinte pergunta como questão motivadora: Como está acontecendo o viver, o ser e o estar na atuação de docentes no território escolar e quais processos autopoiéticos ... -
Formação inicial docente em tempos digitais : a cultura digital no currículo dos cursos de Letras das instituições públicas do Rio Grande do Sul
(2025-11-27)O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem reconfigurado os modos de ensinar, aprender e interagir com o conhecimento, exigindo da formação inicial docente novas competências e perspectivas ... -
A abordagem maker e experiências mão na massa como caminhos para a cidadania global na escola
(2025-11-26)Partindo da concepção de que a aprendizagem se fortalece por meio da experiência, conteúdos trabalhados a partir do "mão na massa" podem trazer novos significados ao aprender. A abordagem maker chega à educação convidando ... -
Transformações no acesso à informação: o papel da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul para o letramento informacional
(2025-11-14)A pandemia da COVID-19, declarada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), provocou profundas transformações no cenário educacional global, impactando diretamente os processos educacionais e o funcionamento ... -
Saberes docentes mobilizados na formação inicial do professor de língua inglesa para a educação básica
(2025-11-14)Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Esta pesquisa tem como foco a formação ... -
Aritmética na imigração italiana: docentes, práticas e saberes, do final do século XIX ao início do XX
(2025-10-01)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul na linha de História e Filosofia da Educação e tem como objetivo geral investigar o ensino de aritmética entre ... -
Navegando entre mudanças e continuidades nas formas de interações em sites para o aprendizado de língua inglesa
(2025-09-18)Nas últimas décadas, práticas de comunicação, produção e aprendizagem vêm sendo gradualmente ressignificadas com o avanço das tecnologias digitais, sem, contudo, eliminar o uso de artefatos tradicionais. Nesse contexto, ... -
Gestão universitária e pensamento complexo: aproximações e travessias a partir das narrativas de sujeitos de um curso de pedagogia
(2025-09-16)Esta tese apresenta o processo de uma pesquisa que buscou compreender os processos/práticas de gestão do curso de Pedagogia de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Para tanto, teve como questão norteadora: Como ... -
Bernardo e Izabela Petry: pai e filha na história da educação pública em Kronenthal/ Vale Real (RS)(1899-1996)
(2025-07-07)Esta tese vincula-se à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Sabe-se que a educação é um elemento fundamental para a sociedade. ... -
Formação continuada de professores de matemática de uma rede municipal de ensino : perspectivas para inovação na educação
(2025-07-03)A presente tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão", tem como objeto de estudo investigar ... -
Educação das relações étnico-raciais : escrevivências de estudantes negras(os) em um município marcado pela colonialidade ítalo-brasileira
(2025-06-14)A presente pesquisa busca promover uma reflexão acerca da implementação da Lei 10.639/2003 e da Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, município localizado na Serra Gaúcha, bem ... -
Práticas de escrita e leitura por imigrantes e descendentes, da península itálica à Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul (1875 - 1920)
(2025-05-29)A presente tese investiga as práticas de escrita e a leitura realizadas por imigrantes da península itálica e descendentes na região colonial italiana do Rio Grande do Sul (RCI/RS) no recorte temporal de 1875 a 1920. O ... -
Formação humana na contemporaneidade: uma concepção segundo a subjetividade em Levinas
(2025-05-08)A presente dissertação resulta de pesquisa teórica de caráter exploratório e qualitativo que se propôs analisar aspectos da teoria de Emmanuel Levinas sobre a subjetividade com vistas a uma revisão do conceito de formação ... -
Educação e linguagem na “Avaliação Diagnóstica Avaliar é TRI” do Rio Grande do Sul para o 3° ano do ensino médio de 2022
(2025-04-30)A pesquisa se insere na linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão na Educação" e tem como objetivo investigar como a Teoria da Polifonia de Oswald Ducrot pode ser aplicada como instrumento ... -
Jovens e conselho de classe : um estudo de caso a partir da dimensão participativa no ensino médio integrado no IFRS - Campus Bento Gonçalves
(2025-04-25)Está pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem como tema uma das práticas avaliativas cotidianas da escola: ... -
Os desafios da gestão financeira nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul
(2025-04-02)Esta dissertação de Mestrado, realizada na linha de pesquisa de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem por objetivo compreender os desafios da gestão financeira enfrentados pelos gestores escolares ... -
O novo ensino médio e os Itinerários Formativos (IF): um estudo do ponto de vista discente
(2025-03-21)Esta pesquisa, intitulada "O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos: Um Estudo do Ponto de Vista Discente", foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Caxias do ... -
A dimensão formativa do racismo brasileiro contemporâneo a partir da teoria crítica
(2025-03-12)Com o objetivo de compreender como a sociedade brasileira, estruturada sobre a discriminação racial, perpetua o racismo e forma sujeitos racistas, a investigação tem como tema central o racismo brasileiro. Partindo de uma ... -
Percurso formativo do estudante na verticalização da educação profissional e tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha -RS
(2025-03-12)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o "Percurso Formativo do Estudante na Verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha - RS". Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto ...
