Programa de Pós-Graduação em Educação
Browse by
Collections in this community
Recent Submissions
-
Educação afetiva nos anos iniciais do ensino fundamental: mobilização de afetos dos professores de 1º e 2º ano
(2024-10-02)Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Não se pode falar em educação sem falar ... -
Práticas pedagógicas no curso de direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 1992 a 2004
(2024-10-02)Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEdu), nível Doutorado, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pertencente à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação e tem como ... -
A percepção das famílias acerca da inclusão escolar de seus filhos com altas habilidades/superdotação
(2024-09-25)Esta dissertação está vinculada à linha Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão e investiga a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a partir da perspectiva das famílias. A pesquisa ... -
A construção dos conceitos de função afim e quadrática mediada pelo livro didático no ensino médio : um estudo à luz da teoria de Vigotski
(2024-09-09)Nesse estudo foi apresentado como os livros didáticos de matemática do Ensino Médio, indicados pelo PNLD 2021, podem mediar a construção de conceitos de função afim e de função quadrática. A base teórica dessa pesquisa foi ... -
Tornar-se leitora: percursos de professoras
(2024-08-27) -
Grupos escolares municipais de Caxias do Sul (1943-1951): espaço, tempo e culturas escolares
(2024-08-24)Esta tese tem como objetivo o estudo da história dos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, observando como ocorreu o processo de abertura e de organização destes espaços no meio rural, narrando aspectos das culturas ... -
O cotidiano da escola na pandemia da covid-19: uma docência em movimento pela voz dos professores
(2024-08-09)A presente tese, abrigada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, Grupo de Pesquisa OBSERVA, tem como objeto de estudo a docência em ... -
A pedagogia da liderança popular nas experiências e processos de formação de líderes populares
(2024-08-03)A tese desenvolvida no PPGEdu-UCS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação no período de 2020 a 2024, explora a formação de líderes populares com o objetivo de sistematizar a pedagogia da liderança popular ... -
O paradigma sistêmico e os métodos de ensino adotados pelos educadores na formação em constelação familiar
(2024-07-04)A presente pesquisa intitulada "O Paradigma Sistêmico e os Métodos de Ensino Adotados Pelos Educadores na Formação em Constelação Familiar" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do ... -
A politicidade da formação inicial de professores : uma análise das experiências formativas do/no Programa Mais Educa São Leo
(2024-06-08)Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou compreender como a participação de estudantes voluntárias do curso de Pedagogia no Programa Mais Educa São Leo, em São Leopoldo/RS, pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
O ensino médio na Serra Catarinense diante da implementação da BNCC: (im)possibilidades e desafios no atual cenário
(2024-06-06)A presente tese apresenta estudo realizado na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, do Doutorado Interinstitucional (DINTER) de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS - UCS e da ... -
Cenas alfabetizadoras
(2024-05-16)A dissertação está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. A pesquisa tem como título, e tema, cenas alfabetizadoras, seu método cartográfico foca ... -
Tecnologias digitais na educação : práticas docentes no período da pandemia da COVID-19 no ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal
(2024-05-08)Esta dissertação valida-se no campo da investigação sobre o uso das Tecnologias Digitais junto ao contexto do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da Covid-19, sobre as práticas docentes em uma escola de Ensino ... -
A desenhografia de um movimento
(2024-04-26)A dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição ... -
Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
(2024-04-11)Esta dissertação objetivou investigar quais as potencialidades na formação de professores estão entrelaçadas ao estágio supervisionado, vivenciado no contexto da Educação Infantil, com estudantes do curso de Licenciatura ... -
Emergências estéticas : pistas para o redesenhar e repintar a formação docente como devir da pandemia
(2024-04-10)Esta Tese foi realizada partindo do pressuposto de que é possível reinventar a formação docente pautada na Estética da Existência de Foucault (1926-1984) e que a interação com a Arte pode ser uma possibilidade para a ... -
Círculos de construção de paz na escola e suas relações com a nona competência geral da BNCC
(2024-04-08)Esta dissertação trata sobre os círculos de construção de paz na educação, metodologia da Justiça Restaurativa que atua na prevenção e superação de conflitos e no aprendizado da cultura da paz. O estudo avalia em que medida ... -
Contribuições de uma plataforma de simulação gamificada para ensino superior nas áreas de administração e gestão
(2024-04-04)Os jogos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano de uma grande parte dos estudantes na nossa sociedade. Tendo em mente esse fenômeno, nos últimos anos diferentes autores vêm estudando a influência dos jogos na ... -
A relação com o saber docente na linguagem de programação
(2024-04-03)Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino ...