Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
Os desafios da gestão financeira nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul
(2025-04-02)Esta dissertação de Mestrado, realizada na linha de pesquisa de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem por objetivo compreender os desafios da gestão financeira enfrentados pelos gestores escolares ... -
O novo ensino médio e os Itinerários Formativos (IF): um estudo do ponto de vista discente
(2025-03-21)Esta pesquisa, intitulada "O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos: Um Estudo do Ponto de Vista Discente", foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Caxias do ... -
A dimensão formativa do racismo brasileiro contemporâneo a partir da teoria crítica
(2025-03-12)Com o objetivo de compreender como a sociedade brasileira, estruturada sobre a discriminação racial, perpetua o racismo e forma sujeitos racistas, a investigação tem como tema central o racismo brasileiro. Partindo de uma ... -
Percurso formativo do estudante na verticalização da educação profissional e tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha -RS
(2025-03-12)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o "Percurso Formativo do Estudante na Verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha - RS". Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto ... -
História e cultura afro-brasileira no curso de letras/português da UFPE (1998-2018) : trajetórias, memórias e reflexões decoloniais
(2025-03-06)A presente tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, e abrigada no Grupheim – Grupo de Pesquisa História da Educação, ... -
Alfabetização científica no ensino fundamental de Carlos Barbosa/RS : diários de bordo à luz da teoria da transposição didática
(2025-03-01)Essa dissertação analisa a importância da formação do professor na apropriação do conhecimento docente relativo à Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. O estudo teve por objetivo analisar a escrita dos alunos em ... -
Luz, câmera na educação: o cinema educativo e a renovação da cultura material escolar e da educação em Caxias do Sul - RS (1947-1960)
(2025-02-27)Esta tese vincula-se à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e tem como objetivo o estudo do Cinema Educativo no Rio Grande do Sul, ... -
Letramento computacional e aprendizagem criativa : saberes docentes em movimento para a atuação na educação básica
(2025-02-20)Este trabalho aborda a formação continuada de professores da Educação Básica, com foco na inserção do Letramento Computacional e do Pensamento Computacional, articulados à Aprendizagem Criativa, como estratégias para atender ... -
Relatório final : estágio de pós-doutorado em educação, 2023-2024
(2025-02-06)O presente relatório tem por finalidade relacionar descritivamente as atividades acadêmico-científicas de Estágio Pós-doutoral realizadas no período de março de 2023 a novembro de 2024, no Programa de Pós-Graduação em ... -
Educação e linguagem : aprendizagem das preposições ‘para’ e ‘por’ pelo viés da semântica argumentativa, com vistas ao ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)
(2025-02-12)Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), à linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Volta-se para o estudo das ... -
O que e como dizem mulheres autoras de obras integrantes do PNLD literário 2023
(2025-02-11)Esta dissertação atenta para a composição do livro literário selecionado pelo PNLD Literário 2023 e ocupa-se de obras escritas e ilustradas por mulheres. A pesquisa integra ações do grupo de pesquisa Observatório de Leitura ... -
Da curiosidade à cultura científica: um movimento de autonomia para a vida por meio da pesquisa como princípio educativo
(2025-02-06)A pesquisa que culmina com esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, no Grupo de Pesquisa ... -
Escritecer : escrituras de crianças do ensino fundamental (5º ano)
(2025-02-05)Esta dissertação investiga rastros de literariedade em escrituras produzidas por crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, com base em experiências de leitura com obras pertencentes a acervos do PNLD Literário ... -
Processos de institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé/RS (1926-1940)
(2025-01-28)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os grupos escolares foram institucionalizados no Brasil durante o período republicano ... -
Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude
(2025-01-28)A escrita intitulada Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude narra encontros que acontecem por meio de cinco ateliês-negritude, com crianças negras na alfabetização, matriculadas nas escolas ... -
O brincar de crianças em idade pré-escolar com deficiência Intelectual: considerações teóricas a partir de Vigotski
(2025-01-27)Esta dissertação tem como foco o estudo do desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida é a teoria histórico-cultural e o modelo social da deficiência. Entende-se, ... -
Mais uma vez e apesar de tudo, o que pode uma educação
(2025-01-23)Desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, o estudo de doutoramento tem seu primeiro motor na suspeita freudiana de ... -
Atravessamentos e implicações na vida acadêmica de estudantes autistas no ensino superior
(2025-01-23)Esta pesquisa está circunscrita no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, sob a linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva compreender os ... -
Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que ... -
Educação musical não formal e autismo : estudo das percepções e práticas de professores de escola de música de Caxias do Sul (RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva analisar as percepções ...