Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Processos de institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé/RS (1926-1940)
(2025-01-28)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os grupos escolares foram institucionalizados no Brasil durante o período republicano ... -
Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude
(2025-01-28)A escrita intitulada Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude narra encontros que acontecem por meio de cinco ateliês-negritude, com crianças negras na alfabetização, matriculadas nas escolas ... -
O brincar de crianças em idade pré-escolar com deficiência Intelectual: considerações teóricas a partir de Vigotski
(2025-01-27)Esta dissertação tem como foco o estudo do desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida é a teoria histórico-cultural e o modelo social da deficiência. Entende-se, ... -
Mais uma vez e apesar de tudo, o que pode uma educação
(2025-01-23)Desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, o estudo de doutoramento tem seu primeiro motor na suspeita freudiana de ... -
Atravessamentos e Implicações na vida acadêmica de estudantes autistas no Ensino Superior
(2025-01-23)Esta pesquisa está circunscrita no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, sob a linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva compreender os ... -
Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que ... -
Educação musical não formal e autismo : estudo das percepções e práticas de professores de escola de música de Caxias do Sul (RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva analisar as percepções ... -
Abordagem Reggio Emilia na educação infantil: um olhar histórico-educacional para a documentação "pedagógica"
(2024-12-12)Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul e na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar dentro da perspectiva histórico-educacional, a ... -
Autonomia em perspectiva emancipatória no cenário da biopolítica na contemporaneidade: educação no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
(2024-12-10)A presente dissertação propõe-se investigar o conceito de autonomia e emancipação, tendo presente o horizonte da biopolítica na contemporaneidade, no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a ... -
Formação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional na rede pública municipal em Bento Gonçalves
(2024-11-19)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e à linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão." O estudo está no projeto - ... -
Educação Integral na pré-escola: um estudo sobre a iniciativa de Bento Gonçalves/RS
(2024-11-14)Esta dissertação apresenta um estudo sobre a educação integral na pré-escola. Direcionada às crianças de 4 e 5 anos, a pré-escola faz parte da etapa da Educação Infantil e, neste trabalho, nosso foco voltou-se à iniciativa ... -
Lercom e escrevercom o educador F. D.: delyneando circunstâncias
(2024-10-24)A pesquisa insere-se na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação e está vinculada ao grupo de estudos da Pedagogia da Diferença. A cartografia acontece pelo método lerCOM e escreverCOM (SILVA et al., 2017) F.D. ... -
Educação afetiva nos anos iniciais do ensino fundamental: mobilização de afetos dos professores de 1º e 2º ano
(2024-10-02)Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Não se pode falar em educação sem falar ... -
Práticas pedagógicas no curso de direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 1992 a 2004
(2024-10-02)Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEdu), nível Doutorado, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pertencente à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação e tem como ... -
A percepção das famílias acerca da inclusão escolar de seus filhos com altas habilidades/superdotação
(2024-09-25)Esta dissertação está vinculada à linha Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão e investiga a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a partir da perspectiva das famílias. A pesquisa ... -
A construção dos conceitos de função afim e quadrática mediada pelo livro didático no ensino médio : um estudo à luz da teoria de Vigotski
(2024-09-09)Nesse estudo foi apresentado como os livros didáticos de matemática do Ensino Médio, indicados pelo PNLD 2021, podem mediar a construção de conceitos de função afim e de função quadrática. A base teórica dessa pesquisa foi ... -
Grupos escolares municipais de Caxias do Sul (1943-1951): espaço, tempo e culturas escolares
(2024-08-24)Esta tese tem como objetivo o estudo da história dos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, observando como ocorreu o processo de abertura e de organização destes espaços no meio rural, narrando aspectos das culturas ... -
Tornar-se leitora: percursos de professoras
(2024-08-27)Esta pesquisa de Doutorado, vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Leitura e Literatura (OLLI) e à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ...