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Os desafios da gestão financeira nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul

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Dissertação Adao Simon dos Santos Garcez.pdf (2.134Mb)
Data
2025-04-02
Autor
Garcez, Adão Simon dos Santos
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação de Mestrado, realizada na linha de pesquisa de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem por objetivo compreender os desafios da gestão financeira enfrentados pelos gestores escolares para realizar a gestão democrática na educação básica pública, sob a abordagem do ciclo de políticas, alicerçados principalmente em Ball (2014) e Ball e Mainardes (2022), numa Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF), da cidade de Caxias do Sul/RS. Embora sejam cinco os contextos do ciclo de políticas, na abordagem do ciclo de políticas de Ball e Mainardes (2022, p. 256), somente serão utilizados os contextos de influência, de produção do texto político e da prática. A investigação científica utiliza o método de pesquisa qualitativa que, segundo Bogdan e Bilken (1994), possibilita a compreensão profunda dos fenômenos sociais e culturais que ocorrem no ambiente educacional. A pesquisa qualitativa foi realizada por análise documental, pois conforme Gil (2008), adequa-se à obtenção do objetivo desta dissertação. Na pesquisa documental foram investigados: o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico e os Relatórios de Prestações de Contas da EEEF pesquisada. A realização da pesquisa revelou que a pouca quantidade de dinheiro destinada ao custeio da educação básica pública, o excesso de burocracia na gestão da escola estadual pública, em especial na gestão financeira escolar e, por conseguinte, o pouco tempo destinado ao aprimoramento dos processos gerenciais da gestão democrática escolar são os desafios da gestão financeira nas escolas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, enfrentados pelos gestores escolares para realizar a gestão democrática na educação básica pública. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14382
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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