Mestrado Acadêmico em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Abordagem Reggio Emilia na educação infantil: um olhar histórico-educacional para a documentação "pedagógica"
(2024-12-12)Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul e na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar dentro da perspectiva histórico-educacional, a ... -
Autonomia em perspectiva emancipatória no cenário da biopolítica na contemporaneidade: educação no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
(2024-12-10)A presente dissertação propõe-se investigar o conceito de autonomia e emancipação, tendo presente o horizonte da biopolítica na contemporaneidade, no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a ... -
Formação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional na rede pública municipal em Bento Gonçalves
(2024-11-19)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e à linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão." O estudo está no projeto - ... -
Educação Integral na pré-escola: um estudo sobre a iniciativa de Bento Gonçalves/RS
(2024-11-14)Esta dissertação apresenta um estudo sobre a educação integral na pré-escola. Direcionada às crianças de 4 e 5 anos, a pré-escola faz parte da etapa da Educação Infantil e, neste trabalho, nosso foco voltou-se à iniciativa ... -
Lercom e escrevercom o educador F. D.: delyneando circunstâncias
(2024-10-24)A pesquisa insere-se na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação e está vinculada ao grupo de estudos da Pedagogia da Diferença. A cartografia acontece pelo método lerCOM e escreverCOM (SILVA et al., 2017) F.D. ... -
Educação afetiva nos anos iniciais do ensino fundamental: mobilização de afetos dos professores de 1º e 2º ano
(2024-10-02)Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Não se pode falar em educação sem falar ... -
A percepção das famílias acerca da inclusão escolar de seus filhos com altas habilidades/superdotação
(2024-09-25)Esta dissertação está vinculada à linha Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão e investiga a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a partir da perspectiva das famílias. A pesquisa ... -
A construção dos conceitos de função afim e quadrática mediada pelo livro didático no ensino médio : um estudo à luz da teoria de Vigotski
(2024-09-09)Nesse estudo foi apresentado como os livros didáticos de matemática do Ensino Médio, indicados pelo PNLD 2021, podem mediar a construção de conceitos de função afim e de função quadrática. A base teórica dessa pesquisa foi ... -
O paradigma sistêmico e os métodos de ensino adotados pelos educadores na formação em constelação familiar
(2024-07-04)A presente pesquisa intitulada "O Paradigma Sistêmico e os Métodos de Ensino Adotados Pelos Educadores na Formação em Constelação Familiar" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do ... -
A politicidade da formação inicial de professores : uma análise das experiências formativas do/no Programa Mais Educa São Leo
(2024-06-08)Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou compreender como a participação de estudantes voluntárias do curso de Pedagogia no Programa Mais Educa São Leo, em São Leopoldo/RS, pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
Cenas alfabetizadoras
(2024-05-16)A dissertação está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. A pesquisa tem como título, e tema, cenas alfabetizadoras, seu método cartográfico foca ... -
Tecnologias digitais na educação : práticas docentes no período da pandemia da COVID-19 no ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal
(2024-05-08)Esta dissertação valida-se no campo da investigação sobre o uso das Tecnologias Digitais junto ao contexto do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da Covid-19, sobre as práticas docentes em uma escola de Ensino ... -
A desenhografia de um movimento
(2024-04-26)A dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição ... -
Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
(2024-04-11)Esta dissertação objetivou investigar quais as potencialidades na formação de professores estão entrelaçadas ao estágio supervisionado, vivenciado no contexto da Educação Infantil, com estudantes do curso de Licenciatura ... -
Círculos de construção de paz na escola e suas relações com a nona competência geral da BNCC
(2024-04-08)Esta dissertação trata sobre os círculos de construção de paz na educação, metodologia da Justiça Restaurativa que atua na prevenção e superação de conflitos e no aprendizado da cultura da paz. O estudo avalia em que medida ... -
Contribuições de uma plataforma de simulação gamificada para ensino superior nas áreas de administração e gestão
(2024-04-04)Os jogos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano de uma grande parte dos estudantes na nossa sociedade. Tendo em mente esse fenômeno, nos últimos anos diferentes autores vêm estudando a influência dos jogos na ... -
A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
(2024-03-12) -
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
(2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ...