Mestrado Acadêmico em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
A dimensão formativa do racismo brasileiro contemporâneo a partir da teoria crítica
(2025-03-12)Com o objetivo de compreender como a sociedade brasileira, estruturada sobre a discriminação racial, perpetua o racismo e forma sujeitos racistas, a investigação tem como tema central o racismo brasileiro. Partindo de uma ... -
Percurso formativo do estudante na verticalização da educação profissional e tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha -RS
(2025-03-12)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o "Percurso Formativo do Estudante na Verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha - RS". Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto ... -
Alfabetização científica no ensino fundamental de Carlos Barbosa/RS : diários de bordo à luz da teoria da transposição didática
(2025-03-01)Essa dissertação analisa a importância da formação do professor na apropriação do conhecimento docente relativo à Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. O estudo teve por objetivo analisar a escrita dos alunos em ... -
O que e como dizem mulheres autoras de obras integrantes do PNLD literário 2023
(2025-02-11)Esta dissertação atenta para a composição do livro literário selecionado pelo PNLD Literário 2023 e ocupa-se de obras escritas e ilustradas por mulheres. A pesquisa integra ações do grupo de pesquisa Observatório de Leitura ... -
Da curiosidade à cultura científica: um movimento de autonomia para a vida por meio da pesquisa como princípio educativo
(2025-02-06)A pesquisa que culmina com esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, no Grupo de Pesquisa ... -
Escritecer : escrituras de crianças do ensino fundamental (5º ano)
(2025-02-05)Esta dissertação investiga rastros de literariedade em escrituras produzidas por crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, com base em experiências de leitura com obras pertencentes a acervos do PNLD Literário ... -
Processos de institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé/RS (1926-1940)
(2025-01-28)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os grupos escolares foram institucionalizados no Brasil durante o período republicano ... -
Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude
(2025-01-28)A escrita intitulada Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude narra encontros que acontecem por meio de cinco ateliês-negritude, com crianças negras na alfabetização, matriculadas nas escolas ... -
O brincar de crianças em idade pré-escolar com deficiência Intelectual: considerações teóricas a partir de Vigotski
(2025-01-27)Esta dissertação tem como foco o estudo do desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida é a teoria histórico-cultural e o modelo social da deficiência. Entende-se, ... -
Atravessamentos e implicações na vida acadêmica de estudantes autistas no ensino superior
(2025-01-23)Esta pesquisa está circunscrita no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, sob a linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva compreender os ... -
Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que ... -
Educação musical não formal e autismo : estudo das percepções e práticas de professores de escola de música de Caxias do Sul (RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva analisar as percepções ... -
Abordagem Reggio Emilia na educação infantil: um olhar histórico-educacional para a documentação "pedagógica"
(2024-12-12)Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul e na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar dentro da perspectiva histórico-educacional, a ... -
Autonomia em perspectiva emancipatória no cenário da biopolítica na contemporaneidade: educação no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
(2024-12-10)A presente dissertação propõe-se investigar o conceito de autonomia e emancipação, tendo presente o horizonte da biopolítica na contemporaneidade, no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a ... -
Formação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional na rede pública municipal em Bento Gonçalves
(2024-11-19)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e à linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão." O estudo está no projeto - ... -
Educação Integral na pré-escola: um estudo sobre a iniciativa de Bento Gonçalves/RS
(2024-11-14)Esta dissertação apresenta um estudo sobre a educação integral na pré-escola. Direcionada às crianças de 4 e 5 anos, a pré-escola faz parte da etapa da Educação Infantil e, neste trabalho, nosso foco voltou-se à iniciativa ... -
Acolhimento e a classe hospitalar : reflexões sobre a prática educativa a partir da ética da alteridade de Levinas
(2024-10-30)Esta pesquisa tem por objetivo investigar a Classe Hospitalar e o Acolhimento a partir de Levinas, a construção argumentativa privilegia a prática educativa, que se apresenta como estruturante na possibilidade da humanização ... -
A aprendizagem da leitura e escrita da criança surda na perspectiva bilíngue
(2024-10-26)A educação de surdos possui muitas singularidades, dentre elas destaca-se a questão da língua de sinais. Nesta perspectiva, a educação bilíngue para surdos é um direito em nosso país, em que a Língua Brasileira de Sinais ... -
Lercom e escrevercom o educador F. D.: delyneando circunstâncias
(2024-10-24)A pesquisa insere-se na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação e está vinculada ao grupo de estudos da Pedagogia da Diferença. A cartografia acontece pelo método lerCOM e escreverCOM (SILVA et al., 2017) F.D. ... -
Educação afetiva nos anos iniciais do ensino fundamental: mobilização de afetos dos professores de 1º e 2º ano
(2024-10-02)Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Não se pode falar em educação sem falar ...