Da curiosidade à cultura científica: um movimento de autonomia para a vida por meio da pesquisa como princípio educativo

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Data
2025-02-06Autor
Silva, Cristina Benedetti da
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
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A pesquisa que culmina com esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, no Grupo de Pesquisa Futures Literacy para a Educação Básica. Nos seus percursos, buscou-se investigar a pesquisa como princípio educativo, para compreender quais concepções e práticas da pesquisa têm sido presentes no cotidiano escolar e suas relações com a construção de uma cultura científica na Educação Básica. Os objetivos específicos deste estudo abarcaram a intenção de: entender como a pesquisa aparece na proposta de ensino do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC Fundamental) e como essa se relaciona com as práticas da pesquisa no cotidiano escolar e com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); compreender quais sentidos os professores atribuem ao trabalho com a pesquisa na escola e sua relação na construção de uma cultura científica; e levantar quais as percepções dos estudantes sobre a pesquisa na escola e as possíveis reverberações em suas trajetórias. A investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando como método um estudo de caso, no qual se deu a construção dos dados através de observação participante, análise documental, entrevista com os estudantes e questionário para os professores, registro etnográfico e, por fim, os dados foram analisados através da ATD (análise textual discursiva). Este trabalho está embasado em concepções sobre a pesquisa na escola, pesquisa na sala de aula e no educar pela pesquisa, por meio da fundamentação teórica de Pedro Demo e Roque Moraes, considerando ainda os estudos de Nilda Stecanela, Guillermo Williamson, Márcia Speguen de Quadros Piccoli, além de documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), BNCC e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN?s), que abordam as temáticas observadas para esta dissertação. Entre os resultados emergidos estão: a presença da pesquisa permeando as práticas educativas do CETEC Fundamental; porém, muito mais na dimensão daquilo que não é percebido do que na dimensão da intencionalidade, ou seja, quando há a presença da pesquisa como princípio educativo, mas não nos damos conta disso; uma necessidade de compreensão mais aprofundada da parte dos docentes com relação aos concepções que perpassam o uso da pesquisa como ferramenta pedagógica e a construção de cultura cientifica; a presença da interdisciplinaridade de modo bastante ativo, intencional e com planejamentos flexíveis. Ao final deste estudo, os resultados contribuíram para o avanço do conhecimento nesta área, além de terem auxiliado na compreensão do uso da pesquisa como princípio educativo e suas relações com a construção de uma cultura científica na Educação Básica, impactando positivamente as práticas docentes relacionadas ao tema. [resumo fornecido pelo autor]