Mestrado Acadêmico em Educação
Browse by
Recent Submissions
- 
Navegando entre mudanças e continuidades nas formas de interações em sites para o aprendizado de língua inglesa 
(2025-09-18)Nas últimas décadas, práticas de comunicação, produção e aprendizagem vêm sendo gradualmente ressignificadas com o avanço das tecnologias digitais, sem, contudo, eliminar o uso de artefatos tradicionais. Nesse contexto, ... - 
Educação das relações étnico-raciais : escrevivências de estudantes negras(os) em um município marcado pela colonialidade ítalo-brasileira 
(2025-06-14)A presente pesquisa busca promover uma reflexão acerca da implementação da Lei 10.639/2003 e da Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, município localizado na Serra Gaúcha, bem ... - 
Formação humana na contemporaneidade: uma concepção segundo a subjetividade em Levinas 
(2025-05-08)A presente dissertação resulta de pesquisa teórica de caráter exploratório e qualitativo que se propôs analisar aspectos da teoria de Emmanuel Levinas sobre a subjetividade com vistas a uma revisão do conceito de formação ... - 
Educação e linguagem na “Avaliação Diagnóstica Avaliar é TRI” do Rio Grande do Sul para o 3° ano do ensino médio de 2022 
(2025-04-30)A pesquisa se insere na linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão na Educação" e tem como objetivo investigar como a Teoria da Polifonia de Oswald Ducrot pode ser aplicada como instrumento ... - 
Jovens e conselho de classe : um estudo de caso a partir da dimensão participativa no ensino médio integrado no IFRS - Campus Bento Gonçalves 
(2025-04-25)Está pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem como tema uma das práticas avaliativas cotidianas da escola: ... - 
Os desafios da gestão financeira nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul 
(2025-04-02)Esta dissertação de Mestrado, realizada na linha de pesquisa de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem por objetivo compreender os desafios da gestão financeira enfrentados pelos gestores escolares ... - 
O novo ensino médio e os Itinerários Formativos (IF): um estudo do ponto de vista discente 
(2025-03-21)Esta pesquisa, intitulada "O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos: Um Estudo do Ponto de Vista Discente", foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Caxias do ... - 
A dimensão formativa do racismo brasileiro contemporâneo a partir da teoria crítica 
(2025-03-12)Com o objetivo de compreender como a sociedade brasileira, estruturada sobre a discriminação racial, perpetua o racismo e forma sujeitos racistas, a investigação tem como tema central o racismo brasileiro. Partindo de uma ... - 
Percurso formativo do estudante na verticalização da educação profissional e tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha -RS 
(2025-03-12)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o "Percurso Formativo do Estudante na Verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha - RS". Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto ... - 
Alfabetização científica no ensino fundamental de Carlos Barbosa/RS : diários de bordo à luz da teoria da transposição didática 
(2025-03-01)Essa dissertação analisa a importância da formação do professor na apropriação do conhecimento docente relativo à Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. O estudo teve por objetivo analisar a escrita dos alunos em ... - 
O que e como dizem mulheres autoras de obras integrantes do PNLD literário 2023 
(2025-02-11)Esta dissertação atenta para a composição do livro literário selecionado pelo PNLD Literário 2023 e ocupa-se de obras escritas e ilustradas por mulheres. A pesquisa integra ações do grupo de pesquisa Observatório de Leitura ... - 
Da curiosidade à cultura científica: um movimento de autonomia para a vida por meio da pesquisa como princípio educativo 
(2025-02-06)A pesquisa que culmina com esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, no Grupo de Pesquisa ... - 
Escritecer : escrituras de crianças do ensino fundamental (5º ano) 
(2025-02-05)Esta dissertação investiga rastros de literariedade em escrituras produzidas por crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, com base em experiências de leitura com obras pertencentes a acervos do PNLD Literário ... - 
Processos de institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé/RS (1926-1940) 
(2025-01-28)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os grupos escolares foram institucionalizados no Brasil durante o período republicano ... - 
Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude 
(2025-01-28)A escrita intitulada Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude narra encontros que acontecem por meio de cinco ateliês-negritude, com crianças negras na alfabetização, matriculadas nas escolas ... - 
O brincar de crianças em idade pré-escolar com deficiência Intelectual: considerações teóricas a partir de Vigotski 
(2025-01-27)Esta dissertação tem como foco o estudo do desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida é a teoria histórico-cultural e o modelo social da deficiência. Entende-se, ... - 
Atravessamentos e implicações na vida acadêmica de estudantes autistas no ensino superior 
(2025-01-23)Esta pesquisa está circunscrita no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, sob a linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva compreender os ... - 
Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS) 
(2025-01-17)Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que ... - 
Educação musical não formal e autismo : estudo das percepções e práticas de professores de escola de música de Caxias do Sul (RS) 
(2025-01-17)Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva analisar as percepções ... - 
Abordagem Reggio Emilia na educação infantil: um olhar histórico-educacional para a documentação "pedagógica" 
(2024-12-12)Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul e na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar dentro da perspectiva histórico-educacional, a ... 
