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Educação e linguagem na “Avaliação Diagnóstica Avaliar é TRI” do Rio Grande do Sul para o 3° ano do ensino médio de 2022

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Dissertação Janis Moreira de Freitas.pdf (9.238Mb)
Data
2025-04-30
Autor
Freitas, Janis Moreira de
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
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Resumo
A pesquisa se insere na linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão na Educação" e tem como objetivo investigar como a Teoria da Polifonia de Oswald Ducrot pode ser aplicada como instrumento de análise dos enunciados da Avaliação Diagnóstica Avaliar é Tri, com foco na compreensão leitora. O estudo parte da premissa de que o ensino de língua materna pressupõe o desenvolvimento da habilidade de compreensão de textos, especialmente em contextos formais de avaliação. A dissertação utiliza como referencial teórico as contribuições de Ferdinand de Saussure, Oswald Ducrot, Tânia Maris de Azevedo e documentos normativos no âmbito educacional, que reconhecem a leitura como uma habilidade essencial a ser desenvolvida no ensino de língua materna. A análise concentrou-se na avaliação aplicada aos estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola localizada em Caxias do Sul/RS, em 2022. Especificamente, a pesquisa foca nas questões 4, 13, 16 e 25 da avaliação realizada pelo Governo Estadual do Rio Grande do Sul, com o intuito de analisar como os enunciados dessas questões podem ser compreendidos à luz da Teoria da Polifonia. O objetivo foi analisar de que maneira a Teoria da Polifonia de Oswald Ducrot pode ser aplicada como ferramenta para compreender os enunciados da prova Avaliação Diagnóstica Avaliar é TRI que apresentam maior índice de erro, com o intuito de investigar a relação desses enunciados com a habilidade de compreensão leitora dos estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola de Caxias do Sul/RS, no ano de 2022s. A Teoria da Polifonia de Ducrot foi utilizada como uma ferramenta analítica para compreender as várias vozes presentes nos enunciados da avaliação. A dissertação investiga como a construção de sentidos nos enunciados pode afetar a compreensão leitora dos estudantes e como esses enunciados se articulam para formar um campo de significados que precisa ser compreendidos pelos avaliados. Ao final, a pesquisa contribui para a reflexão sobre como as avaliações diagnósticas podem ser mais eficazes ao considerar as múltiplas possibilidades de sentido que emergem da linguagem, oferecendo uma avaliação mais precisa das habilidades de leitura dos estudantes do Ensino Médio e conclui que Avaliação diagnóstica Avaliar é TRI propõe-se avaliar a compreensão leitora, no entanto não o faz. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14507
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

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