Alfabetização científica no ensino fundamental de Carlos Barbosa/RS : diários de bordo à luz da teoria da transposição didática

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Data
2025-03-01Autor
Silva, Vanesa Vieira da
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
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Essa dissertação analisa a importância da formação do professor na apropriação do conhecimento docente relativo à Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. O estudo teve por objetivo analisar a escrita dos alunos em diários de bordo para potencializar o processo de Transposição Didática, em trabalhos científicos escolares de estudantes do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Carlos Barbosa/RS. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nos pressupostos teóricos que embasam as ideias sobre a Alfabetização Científica em Chassot (2010), Paviani (2013), Bagno (2014), Demo (2015), Sasseron, Machado e Pietrocola (2017). O estudo buscou como delimitação o tema do ensino da língua escrita e a situação de trabalhos escolares dos Anos Finais do Ensino Fundamental utilizando-se a teoria da Transposição Didática de Chevallard (1991). A pesquisa caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, empregando-se a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992), traduzida e desenvolvida no Brasil por Jefferson Mainardes (2006). Para analisar os dados foram utilizadas as técnicas de análise documental e, também, a análise de conteúdo que está baseada nos estudos de Bardin (1977). Desse modo, foram investigados os documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Carlos Barbosa (RS), e as produções
escritas nos diários de bordo, que compreendem o instrumento de registro do processo de investigação dos alunos do 6º ao 9º Ano. Ao realizar a análise desta pesquisa, surgiram três categorias, as quais foram denominadas: "Ausências, Preciosidades e Orientações", obtendo-se resultados que se apresentaram como: as dimensões da metodologia no ensino da escrita de texto científico; a dimensão do ensino de pesquisa na escola e; a dimensão da indução das políticas educacionais. No estudo, foi possível compreender alguns importantes aspectos que viabilizam o trabalho de potencialização no processo de Alfabetização Científica desenvolvendo por meio da Transposição Didática, a orientação da escrita em pesquisa escolar. Destes aspectos destaca-se a importância das políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da cultura científica nas instituições de ensino, considerando todos
os atores envolvidos no processo de construção e da interligação entre: a ideia gerada na intencionalidade; a construção do texto escrito para a implementação das ideias; as várias nuances que envolvem o desenvolvimento da teoria em prática, considerando as possibilidades das diferentes intepretações. Outro aspecto, tão importante quanto, verificado no estudo foi que a formação dos professores é o envolvimento docente com as práticas de pesquisa científica, desenvolvendo no
professor a potência da escrita autoral de cunho científico, para que este saber possa ser transformado didaticamente em objeto de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem no momento da orientação da escrita de textos dos trabalhos dos alunos, voltados para a Mostra CB. [resumo fornecido pelo autor]