dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.author | Silva, Vanesa Vieira da | |
dc.contributor.other | Rosa, Geraldo Antônio da | |
dc.contributor.other | Leite, Maria Alzira | |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T14:04:21Z | |
dc.date.available | 2025-03-06T14:04:21Z | |
dc.date.issued | 2025-03-01 | |
dc.date.submitted | 2024-12-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14304 | |
dc.description | Essa dissertação analisa a importância da formação do professor na apropriação do conhecimento docente relativo à Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. O estudo teve por objetivo analisar a escrita dos alunos em diários de bordo para potencializar o processo de Transposição Didática, em trabalhos científicos escolares de estudantes do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Carlos Barbosa/RS. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nos pressupostos teóricos que embasam as ideias sobre a Alfabetização Científica em Chassot (2010), Paviani (2013), Bagno (2014), Demo (2015), Sasseron, Machado e Pietrocola (2017). O estudo buscou como delimitação o tema do ensino da língua escrita e a situação de trabalhos escolares dos Anos Finais do Ensino Fundamental utilizando-se a teoria da Transposição Didática de Chevallard (1991). A pesquisa caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, empregando-se a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992), traduzida e desenvolvida no Brasil por Jefferson Mainardes (2006). Para analisar os dados foram utilizadas as técnicas de análise documental e, também, a análise de conteúdo que está baseada nos estudos de Bardin (1977). Desse modo, foram investigados os documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Carlos Barbosa (RS), e as produções
escritas nos diários de bordo, que compreendem o instrumento de registro do processo de investigação dos alunos do 6º ao 9º Ano. Ao realizar a análise desta pesquisa, surgiram três categorias, as quais foram denominadas: "Ausências, Preciosidades e Orientações", obtendo-se resultados que se apresentaram como: as dimensões da metodologia no ensino da escrita de texto científico; a dimensão do ensino de pesquisa na escola e; a dimensão da indução das políticas educacionais. No estudo, foi possível compreender alguns importantes aspectos que viabilizam o trabalho de potencialização no processo de Alfabetização Científica desenvolvendo por meio da Transposição Didática, a orientação da escrita em pesquisa escolar. Destes aspectos destaca-se a importância das políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da cultura científica nas instituições de ensino, considerando todos
os atores envolvidos no processo de construção e da interligação entre: a ideia gerada na intencionalidade; a construção do texto escrito para a implementação das ideias; as várias nuances que envolvem o desenvolvimento da teoria em prática, considerando as possibilidades das diferentes intepretações. Outro aspecto, tão importante quanto, verificado no estudo foi que a formação dos professores é o envolvimento docente com as práticas de pesquisa científica, desenvolvendo no
professor a potência da escrita autoral de cunho científico, para que este saber possa ser transformado didaticamente em objeto de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem no momento da orientação da escrita de textos dos trabalhos dos alunos, voltados para a Mostra CB. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the importance of teacher training in the appropriation of teaching knowledge related to Scientific Literacy in Elementary Education. The study aimed to analyze students' writing in logbooks to enhance the Didactic Transposition process, in scientific school work of Elementary School students at a Municipal School in Carlos Barbosa/RS. The research is based mainly on the theoretical assumptions that support the ideas about Scientific Literacy in Chassot (2010), Paviani (2013), Bagno (2014), Demo (2015), Sasseron, Machado and Pietrocola (2017). The study sought to delimit the theme of teaching written language and the situation of school work in the Final Years of Elementary Education using Chevallard's Didactic Transposition theory (1991). The research was characterized as a qualitative approach, using the Policy Cycle approach of Stephen Ball and Richard Bowe (1992), translated and developed in Brazil by Jefferson Mainardes (2006). Document analysis techniques were used to analyze the data, as well as content analysis, which is based on the studies of Bardin (1977). Thus, the documents produced by the Municipal Department of Education of the city of Carlos Barbosa (RS) and the productions written in the logbooks, which comprise the instrument for recording the research process of students from the 6th to the 9th grade, were investigated. When carrying out the analysis of this research, three categories emerged, which were called: "Absences, Preciousnesses and Orientations", obtaining results that were presented as: the dimensions of the methodology in teaching scientific text writing; the dimension of teaching research in schools; and; the dimension of induction of educational policies. In the study, it was possible to understand some important aspects that enable the
work of potentialization in the process of Scientific Literacy, developing through Didactic Transposition, the guidance of writing in school research. Among these aspects, the importance of educational policies aimed at the development of scientific culture in educational institutions stands out, considering all the actors involved in the process of construction and the interconnection between: the idea generated in
intentionality; the construction of the written text for the implementation of ideas; the possibilities of different interpretations. Another aspect, equally important, verified in the study was that teacher training is the involvement of teachers with scientific research practices, developing in the teacher the power of authorial writing of a scientific nature, so that this knowledge can be didactically transformed into an object of knowledge in the teaching and learning process at the time of guiding the writing of
texts of students' works, aimed at the CB Exhibition. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Carlos Barbosa (RS) | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.subject | Elementary school - Carlos Barbosa (Brazil) | en |
dc.subject | Didatics | en |
dc.subject | Writing | en |
dc.title | Alfabetização científica no ensino fundamental de Carlos Barbosa/RS : diários de bordo à luz da teoria da transposição didática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9119997684897234 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SILVA, V. V. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-02-28 | |