Escritecer : escrituras de crianças do ensino fundamental (5º ano)

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Data
2025-02-05Autor
Schenkel, Júlia Duarte
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
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Esta dissertação investiga rastros de literariedade em escrituras produzidas por crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, com base em experiências de leitura com obras pertencentes a acervos do PNLD Literário 2023, a fim de contribuir para a promoção da educação literária e estética. Para o desenvolvimento da investigação, parte-se da mediação de projeto de leitura que leva em conta potencialidades de cada obra com práticas educativas ancoradas na literatura, considerando a concepção de escritura na perspectiva de Roland Barthes (2007). Denominado "Escritecendo: leituras e escrituras", o projeto foi composto por ateliês que tiveram como base a leitura literária, exploração e análise de obras selecionadas, seguidas de escrituras individuais a partir de proposições que privilegiaram a experiência com os elementos estéticos do livro. Os participantes desta pesquisa foram crianças de uma escola pública. Como base metodológica, adotou-se a pesquisa empírica, de âmbito qualitativo, delineada como pesquisa-ação (Thiollent, 2006). Os dados foram construídos a partir dos seguintes instrumentos: (1) proposição dos ateliês do projeto "Escritecendo", (2) registros em diário de campo pela pesquisadora (3) escritura (produção material) das crianças. A análise contempla uma exploração descritivo-reflexiva pela qual buscou-se compreender as repercussões das experiências literárias e estéticas das crianças em suas escrituras, considerando as estratégias empregadas por elas no papel de autoras, levando em conta o conceito de aluno-autor (Tauveron, 2014). Como objetivo buscou-se possibilitar a elaboração de princípios de mediação literária que oportunizem a leitura e subsidiem propostas que valorizem a criação literária das crianças e o seu protagonismo. A partir da investigação, reconhece-se que, além de expandir os conhecimentos de mundos, a experiência estética pode colaborar para a formação das crianças de forma humana/integral. A tessitura desenvolvida com as crianças pode contribuir com para a expressão do seu potencial criativo, convidando-as para assumirem o lugar de autoras, criando escrituras com marcas de literariedade. Confirmou-se que as proposições dos ateliês pautadas na leitura literária, articuladas com mediação docente intencional, possibilitam a constituição de repertório que reverbera nas escrituras, sendo esse subsídio para a escrita. As crianças se valem de recursos temáticos, de brincadeiras e de estratégias discursivas que os autores empregam em seus textos, criando, escritecendo, a partir do que se nutrem. [resumo fornecido pelo autor]