dc.contributor.advisor | Ramos, Flávia Brocchetto | |
dc.contributor.author | Schenkel, Júlia Duarte | |
dc.contributor.other | Dalla-Bona, Elisa | |
dc.contributor.other | Piske, Gabriela | |
dc.contributor.other | Marangoni, Marli | |
dc.contributor.other | Matos, Sônia Regina da Luz | |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T13:43:43Z | |
dc.date.available | 2025-02-06T13:43:43Z | |
dc.date.issued | 2025-02-05 | |
dc.date.submitted | 2024-11-28 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14217 | |
dc.description | Esta dissertação investiga rastros de literariedade em escrituras produzidas por crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, com base em experiências de leitura com obras pertencentes a acervos do PNLD Literário 2023, a fim de contribuir para a promoção da educação literária e estética. Para o desenvolvimento da investigação, parte-se da mediação de projeto de leitura que leva em conta potencialidades de cada obra com práticas educativas ancoradas na literatura, considerando a concepção de escritura na perspectiva de Roland Barthes (2007). Denominado "Escritecendo: leituras e escrituras", o projeto foi composto por ateliês que tiveram como base a leitura literária, exploração e análise de obras selecionadas, seguidas de escrituras individuais a partir de proposições que privilegiaram a experiência com os elementos estéticos do livro. Os participantes desta pesquisa foram crianças de uma escola pública. Como base metodológica, adotou-se a pesquisa empírica, de âmbito qualitativo, delineada como pesquisa-ação (Thiollent, 2006). Os dados foram construídos a partir dos seguintes instrumentos: (1) proposição dos ateliês do projeto "Escritecendo", (2) registros em diário de campo pela pesquisadora (3) escritura (produção material) das crianças. A análise contempla uma exploração descritivo-reflexiva pela qual buscou-se compreender as repercussões das experiências literárias e estéticas das crianças em suas escrituras, considerando as estratégias empregadas por elas no papel de autoras, levando em conta o conceito de aluno-autor (Tauveron, 2014). Como objetivo buscou-se possibilitar a elaboração de princípios de mediação literária que oportunizem a leitura e subsidiem propostas que valorizem a criação literária das crianças e o seu protagonismo. A partir da investigação, reconhece-se que, além de expandir os conhecimentos de mundos, a experiência estética pode colaborar para a formação das crianças de forma humana/integral. A tessitura desenvolvida com as crianças pode contribuir com para a expressão do seu potencial criativo, convidando-as para assumirem o lugar de autoras, criando escrituras com marcas de literariedade. Confirmou-se que as proposições dos ateliês pautadas na leitura literária, articuladas com mediação docente intencional, possibilitam a constituição de repertório que reverbera nas escrituras, sendo esse subsídio para a escrita. As crianças se valem de recursos temáticos, de brincadeiras e de estratégias discursivas que os autores empregam em seus textos, criando, escritecendo, a partir do que se nutrem. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation investigates traces of literariness in the writings of children in the early years of elementary school, based on experiences of reading works belonging to the PNLD Literário 2023, to contribute to the promotion of aesthetic and literary education. To develop the research, it is started from the mediation of a reading project that considers the potentialities of each work with educational practices anchored in literature, considering the conception of writing from the perspective of Roland Barthes (2007). Called "Escritecendo: leituras e escritas", the project consisted of workshops which were based on literary reading, exploration and analysis of selected works, followed by individual writings based on propositions that privileged the experience with the aesthetic elements of the book. The participants in this research were children from a 5th grade class at a municipal public school. The methodological basis adopted was empirical research, with a qualitative scope, outlined as action research (Thiollent, 2006). The data were constructed using the following instruments: (1) proposal of the workshops of the "Escritecendo? project, (2) field diary entries by the researcher (3) writing (material production) by the children. The analysis includes a descriptive-reflective exploration through which we sought to understand the repercussions of the literary and aesthetic experiences of the children in their writings, considering the strategies employed by them in the role of authors, considering the concept of student-author (Tauveron, 2014). It is aimed to enable the development of principles of literary mediation that provide opportunities for reading and support proposals that value the literary creation of children and their protagonism. From this, it is recognized that, in addition to expanding knowledge of worlds, aesthetic experience can contribute to the human/integral formation of children. The weaving developed with children can contribute to their creative potential and invites them to take on the role of authors, creating writings with literary marks. It is confirmed that the propositions of the workshops based on literary reading, articulated with intentional teaching mediation, allow the constitution of a repertoire that reverberates in the writings, being this subsidy for writing. Children make use of thematic resources, games and discursive strategies that authors employ in their texts, creating and handwriting based on what they are nourished by. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Escritos de crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) - Crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Children's writings | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Creation (Literary, artistic, etc.) - Children's | en |
dc.subject | Children's - Writing | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.title | Escritecer : escrituras de crianças do ensino fundamental (5º ano) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9101673507621705 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SCHENKEL, J. D. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-02-04 | |