• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escritecer : escrituras de crianças do ensino fundamental (5º ano)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Julia Duarte Schenkel.pdf (11.17Mb)
Data
2025-02-05
Autor
Schenkel, Júlia Duarte
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação investiga rastros de literariedade em escrituras produzidas por crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, com base em experiências de leitura com obras pertencentes a acervos do PNLD Literário 2023, a fim de contribuir para a promoção da educação literária e estética. Para o desenvolvimento da investigação, parte-se da mediação de projeto de leitura que leva em conta potencialidades de cada obra com práticas educativas ancoradas na literatura, considerando a concepção de escritura na perspectiva de Roland Barthes (2007). Denominado "Escritecendo: leituras e escrituras", o projeto foi composto por ateliês que tiveram como base a leitura literária, exploração e análise de obras selecionadas, seguidas de escrituras individuais a partir de proposições que privilegiaram a experiência com os elementos estéticos do livro. Os participantes desta pesquisa foram crianças de uma escola pública. Como base metodológica, adotou-se a pesquisa empírica, de âmbito qualitativo, delineada como pesquisa-ação (Thiollent, 2006). Os dados foram construídos a partir dos seguintes instrumentos: (1) proposição dos ateliês do projeto "Escritecendo", (2) registros em diário de campo pela pesquisadora (3) escritura (produção material) das crianças. A análise contempla uma exploração descritivo-reflexiva pela qual buscou-se compreender as repercussões das experiências literárias e estéticas das crianças em suas escrituras, considerando as estratégias empregadas por elas no papel de autoras, levando em conta o conceito de aluno-autor (Tauveron, 2014). Como objetivo buscou-se possibilitar a elaboração de princípios de mediação literária que oportunizem a leitura e subsidiem propostas que valorizem a criação literária das crianças e o seu protagonismo. A partir da investigação, reconhece-se que, além de expandir os conhecimentos de mundos, a experiência estética pode colaborar para a formação das crianças de forma humana/integral. A tessitura desenvolvida com as crianças pode contribuir com para a expressão do seu potencial criativo, convidando-as para assumirem o lugar de autoras, criando escrituras com marcas de literariedade. Confirmou-se que as proposições dos ateliês pautadas na leitura literária, articuladas com mediação docente intencional, possibilitam a constituição de repertório que reverbera nas escrituras, sendo esse subsídio para a escrita. As crianças se valem de recursos temáticos, de brincadeiras e de estratégias discursivas que os autores empregam em seus textos, criando, escritecendo, a partir do que se nutrem. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14217
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV