O que e como dizem mulheres autoras de obras integrantes do PNLD literário 2023

Visualizar/ Abrir
Data
2025-02-11Autor
Mezacasa, Lívia Berro
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação atenta para a composição do livro literário selecionado pelo PNLD Literário 2023 e ocupa-se de obras escritas e ilustradas por mulheres. A pesquisa integra ações do grupo de pesquisa Observatório de Leitura e Literatura (OLLI-UCS/CNPq) e situa-se no campo da Educação, na linha de pesquisa Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão. O objetivo da dissertação é investigar temáticas e modos de dizer que são explorados nessas obras e como as mesmas se organizam discursivamente como objetos artísticos de modo a contribuir para a promoção da educação literária e estética nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além de obras literárias, foram analisados documentos legais do Programa - edital e ficha de avaliação -, a fim de identificar concepções presentes nos documentos acerca de literatura infantil que norteiam a seleção das obras, bem como qual o tratamento artístico direcionado às obras inscritas. Utiliza-se como base teórica, especialmente, estudos de Lajolo e Zilberman (2017, 2022) e Arroyo (1968) acerca de literatura infantil; Zilberman (2003) no tocante à presença da literatura infantil na escola; Barthes (2004) e Candido (2012) sobre literatura e leitura; e Showalter (1994) sobre literatura de autoria feminina. Como base metodológica, a Análise de Conteúdo foi ajustada ao corpus da pesquisa. Partiu-se da análise do Edital nº01/2021, na sequência, problematizamos a ficha à luz da natureza do objeto a ser selecionado - obras literárias para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após a análise desses documentos, com base em critérios previamente definidos, foram selecionadas e apresentadas 11 obras escritas e ilustradas por mulheres. Por fim, foi desenvolvida pesquisa exploratória, a fim de adentrar em três obras que possuem elementos comuns na sua constituição e ainda buscaram-se elementos que apontassem traços da autoria feminina. A relevância da pesquisa justifica-se por privilegiar acervo de obras literárias que chegam às escolas públicas brasileiras e pelo olhar da investigação recair sobre autoria feminina, bem como pela possibilidade de efetuar estudo que privilegie as dimensões artística e estética no âmbito da educação. Realizadas as reflexões acerca do corpus, aponta-se como resultados a relevância na composição de acervos da presença de literatura infantil escrita e ilustrada por mulheres no PNLD. As obras estudadas têm personagens com conduta emancipatória, linguagem literária rica, sensibilidade no tratamento de temáticas presentes na narrativa e modo de dizer. Marcas da autoria são sutis nas obras e mostram modos peculiares de escrever e de ilustrar, evidenciando características do feminino. [resumo fornecido pelo autor]