O novo ensino médio e os Itinerários Formativos (IF): um estudo do ponto de vista discente
Data
2025-03-21Autor
Finn, Renata Santos
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, intitulada "O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos: Um Estudo do Ponto de Vista Discente", foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Os Itinerários Formativos (IF) do Ensino
Médio, implementados no estado do Rio Grande do Sul a partir da reforma do Novo Ensino Médio (NEM), introduzem modificações significativas na estrutura curricular, com o propósito de proporcionar uma formação mais personalizada, permitindo que os estudantes aprofundem conhecimentos em áreas de interesse. Dentre as opções oferecidas, destaca-se o Itinerário
Formativo de Cultura e Tecnologia Digital, concebido como uma iniciativa relevante para o desenvolvimento de competências digitais e tecnológicas essenciais no século XXI. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Caxias do Sul acerca do Itinerário
Formativo Cultura e Tecnologia Digital e sua contribuição para a formação discente. O referencial teórico adotado inclui autores como Barbosa e Kanashiro (2020), Kuenzer (2023), Castells (1999, 2002, 2015), Lévy (1993, 1999) e Ribeiro (2018), entre outros. A metodologia adotada caracteriza-se como qualitativa, tendo sido conduzida por meio de entrevistas grupais realizadas com 11 estudantes, organizados em dois grupos: o primeiro composto por seis participantes e o segundo, por cinco. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, conforme proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Além disso, documentos oficiais em nível estadual e federal foram considerados para embasar a investigação. A análise textual discursiva permitiu a identificação de quatro categorias emergentes: Qualidade do Ensino e Infraestrutura Escolar; Formação dos Professores; Relevância do Conteúdo para a Vida Profissional; Adequação e Flexibilidade do Currículo. Os resultados evidenciaram desafios significativos na implementação do Itinerário Formativo Cultura e Tecnologia Digital, incluindo questões relacionadas à qualidade do ensino, às condições da infraestrutura escolar e à formação dos docentes. Esses aspectos refletem entraves que impactam diretamente a efetividade da proposta curricular e a experiência formativa dos estudantes. [resumo fornecido pelo autor]