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dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorFinn, Renata Santos
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.date.accessioned2025-03-26T18:12:39Z
dc.date.available2025-03-26T18:12:39Z
dc.date.issued2025-03-21
dc.date.submitted2024-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14367
dc.descriptionEsta pesquisa, intitulada "O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos: Um Estudo do Ponto de Vista Discente", foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Os Itinerários Formativos (IF) do Ensino Médio, implementados no estado do Rio Grande do Sul a partir da reforma do Novo Ensino Médio (NEM), introduzem modificações significativas na estrutura curricular, com o propósito de proporcionar uma formação mais personalizada, permitindo que os estudantes aprofundem conhecimentos em áreas de interesse. Dentre as opções oferecidas, destaca-se o Itinerário Formativo de Cultura e Tecnologia Digital, concebido como uma iniciativa relevante para o desenvolvimento de competências digitais e tecnológicas essenciais no século XXI. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Caxias do Sul acerca do Itinerário Formativo Cultura e Tecnologia Digital e sua contribuição para a formação discente. O referencial teórico adotado inclui autores como Barbosa e Kanashiro (2020), Kuenzer (2023), Castells (1999, 2002, 2015), Lévy (1993, 1999) e Ribeiro (2018), entre outros. A metodologia adotada caracteriza-se como qualitativa, tendo sido conduzida por meio de entrevistas grupais realizadas com 11 estudantes, organizados em dois grupos: o primeiro composto por seis participantes e o segundo, por cinco. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, conforme proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Além disso, documentos oficiais em nível estadual e federal foram considerados para embasar a investigação. A análise textual discursiva permitiu a identificação de quatro categorias emergentes: Qualidade do Ensino e Infraestrutura Escolar; Formação dos Professores; Relevância do Conteúdo para a Vida Profissional; Adequação e Flexibilidade do Currículo. Os resultados evidenciaram desafios significativos na implementação do Itinerário Formativo Cultura e Tecnologia Digital, incluindo questões relacionadas à qualidade do ensino, às condições da infraestrutura escolar e à formação dos docentes. Esses aspectos refletem entraves que impactam diretamente a efetividade da proposta curricular e a experiência formativa dos estudantes. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research, entitled "The New High School and the Formative Itineraries: A Study from the Student Perspective", was developed within the scope of the Graduate Program in Education (PPGEDU) at the University of Caxias do Sul (UCS), in the research line Educational Processes, Language, Technology, and Inclusion. The Formative Itineraries (FI) of High School, implemented in the state of Rio Grande do Sul as part of the reform of the New High School (NEM), introduce significant modifications to the curricular structure, aiming to provide a more personalized education, allowing students to deepen their knowledge in areas of interest. Among the options offered, the Formative Itinerary in Culture and Digital Technology stands out, designed as a relevant initiative for developing essential digital and technological skills in the 21st century. In this context, this study aimed to understand the perception of students from a public school in the municipality of Caxias do Sul regarding the Formative Itinerary in Culture and Digital Technology and its contribution to student training. The theoretical framework adopted includes authors such as Barbosa and Kanashiro (2020), Kuenzer (2023), Castells (1999, 2002, 2015), Lévy (1993, 1999), and Ribeiro (2018), among others. The research methodology is characterized as qualitative, conducted through group interviews with 11 students, organized into two groups: the first composed of six participants and the second of five. Data analysis was carried out using Discursive Textual Analysis, as proposed by Moraes and Galiazzi (2007). Additionally, official state and federal documents were considered to support the investigation. The Discursive Textual Analysis allowed the identification of four emerging categories: Quality of Education and School Infrastructure; Teacher Training; Content Relevance for Professional Life; Adequacy and Flexibility of the Curriculum. The results highlighted significant challenges in the implementation of the Formative Itinerary in Culture and Digital Technology, including issues related to teaching quality, school infrastructure conditions, and teacher training. These aspects reflect obstacles that directly impact the effectiveness of the curricular proposal and the students' educational experience. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectCultura e tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectHigh school - Caxias do Sul (Brazil)pt_BR
dc.subjectCulture and technologypt_BR
dc.subjectDigital technologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.titleO novo ensino médio e os Itinerários Formativos (IF): um estudo do ponto de vista discentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9186869253062256pt_BR
mtd2-br.author.lattesFINN, R. S.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorPasqual Júnior, Paulo Antonio
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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