Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
O cotidiano da escola na pandemia da covid-19: uma docência em movimento pela voz dos professores
(2024-08-09)A presente tese, abrigada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, Grupo de Pesquisa OBSERVA, tem como objeto de estudo a docência em ... -
A pedagogia da liderança popular nas experiências e processos de formação de líderes populares
(2024-08-03)A tese desenvolvida no PPGEdu-UCS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação no período de 2020 a 2024, explora a formação de líderes populares com o objetivo de sistematizar a pedagogia da liderança popular ... -
O paradigma sistêmico e os métodos de ensino adotados pelos educadores na formação em constelação familiar
(2024-07-04)A presente pesquisa intitulada "O Paradigma Sistêmico e os Métodos de Ensino Adotados Pelos Educadores na Formação em Constelação Familiar" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do ... -
A politicidade da formação inicial de professores : uma análise das experiências formativas do/no Programa Mais Educa São Leo
(2024-06-08)Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou compreender como a participação de estudantes voluntárias do curso de Pedagogia no Programa Mais Educa São Leo, em São Leopoldo/RS, pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
O ensino médio na Serra Catarinense diante da implementação da BNCC: (im)possibilidades e desafios no atual cenário
(2024-06-06)A presente tese apresenta estudo realizado na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, do Doutorado Interinstitucional (DINTER) de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS - UCS e da ... -
Cenas alfabetizadoras
(2024-05-16)A dissertação está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. A pesquisa tem como título, e tema, cenas alfabetizadoras, seu método cartográfico foca ... -
Tecnologias digitais na educação : práticas docentes no período da pandemia da COVID-19 no ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal
(2024-05-08)Esta dissertação valida-se no campo da investigação sobre o uso das Tecnologias Digitais junto ao contexto do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da Covid-19, sobre as práticas docentes em uma escola de Ensino ... -
A desenhografia de um movimento
(2024-04-26)A dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição ... -
Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
(2024-04-11)Esta dissertação objetivou investigar quais as potencialidades na formação de professores estão entrelaçadas ao estágio supervisionado, vivenciado no contexto da Educação Infantil, com estudantes do curso de Licenciatura ... -
Emergências estéticas : pistas para o redesenhar e repintar a formação docente como devir da pandemia
(2024-04-10)Esta Tese foi realizada partindo do pressuposto de que é possível reinventar a formação docente pautada na Estética da Existência de Foucault (1926-1984) e que a interação com a Arte pode ser uma possibilidade para a ... -
Círculos de construção de paz na escola e suas relações com a nona competência geral da BNCC
(2024-04-08)Esta dissertação trata sobre os círculos de construção de paz na educação, metodologia da Justiça Restaurativa que atua na prevenção e superação de conflitos e no aprendizado da cultura da paz. O estudo avalia em que medida ... -
Contribuições de uma plataforma de simulação gamificada para ensino superior nas áreas de administração e gestão
(2024-04-04)Os jogos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano de uma grande parte dos estudantes na nossa sociedade. Tendo em mente esse fenômeno, nos últimos anos diferentes autores vêm estudando a influência dos jogos na ... -
A relação com o saber docente na linguagem de programação
(2024-04-03)Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino ... -
Literaturar: uma escrita pelo ato
(2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
(2024-03-22)Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia ... -
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
(2024-03-20)Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ... -
A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
(2024-03-12) -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
(2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
(2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ...