• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por título 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por título
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 404

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora 

      Marinello, Cátia (2022-03-15)
      A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades ...
    • Abordagem Reggio Emilia na educação infantil: um olhar histórico-educacional para a documentação "pedagógica" 

      Lemos, Fernanda de (2024-12-12)
      Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul e na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar dentro da perspectiva histórico-educacional, a ...
    • Acolhimento e a classe hospitalar : reflexões sobre a prática educativa a partir da ética da alteridade de Levinas 

      Carvalho, Adão (2024-10-30)
      Esta pesquisa tem por objetivo investigar a Classe Hospitalar e o Acolhimento a partir de Levinas, a construção argumentativa privilegia a prática educativa, que se apresenta como estruturante na possibilidade da humanização ...
    • O acontecer na educação : perspectivas da educação a partir do conceito heideggeriano de cuidado 

      Fór, Celso Samir Guielcer de (2014-06-03)
      Este trabalho faz um exame do conceito de educação sob o olhar do conceito de cuidado heideggeriano. Com isso, a partir da elucidação do conceito filosófico heideggeriano de cuidado e de seus desdobramentos: compreensão, ...
    • Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca 

      Pescador, Cristina Maria (2014-05-30)
      Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, ...
    • Ações educativas não formais como potencializadoras de desenvolvimento na agricultura familiar: o caso do programa sucessão rural familiar 

      Martinelli, Alini Cossul (2023-11-15)
      A presente dissertação investigou o Programa Sucessão Rural Familiar, da Cooperativa Sicredi Pioneira - RS, como uma ação de educação não formal, buscando compreender a realidade vivida pelos sujeitos e suas famílias e ...
    • Alfabetização científica no ensino fundamental de Carlos Barbosa/RS : diários de bordo à luz da teoria da transposição didática 

      Silva, Vanesa Vieira da (2025-03-01)
      Essa dissertação analisa a importância da formação do professor na apropriação do conhecimento docente relativo à Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. O estudo teve por objetivo analisar a escrita dos alunos em ...
    • Alfabetização e letramento mediados pela literatura infantil, no 1º ano do ensino fundamental 

      Werlang, Sandra Danieli (2016-09-12)
      Orientações do PNAIC indicam a necessidade de implementar, já no ciclo de alfabetização, o processo de alfabetizar letrando, a fim de promover o sucesso dos alunos. Desse modo, esta dissertação analisa os processos de ...
    • Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização 

      Busato, Fernanda Reginato (2022-03-14)
      O tema alfabetização ensaia junto à filosofia da educação da diferença por meio de uma tentativa de aproximar o aprendizado como potência de agir à alfabetização. A partir da problematização, o objetivo ensaia a tentativa ...
    • A aprendizagem da leitura e escrita da criança surda na perspectiva bilíngue 

      Souza, Eduarda Monteiro de (2024-10-26)
      A educação de surdos possui muitas singularidades, dentre elas destaca-se a questão da língua de sinais. Nesta perspectiva, a educação bilíngue para surdos é um direito em nosso país, em que a Língua Brasileira de Sinais ...
    • Aprendizagem de programação mediada por uma linguagem visual: possibilidade de desenvolvimento do pensamento computacional 

      Poloni, Leonardo (2018-05-17)
      O presente trabalho buscou identificar e analisar as formas de mediação possibilitadas pelo Scratch no processo de ensino aprendizagem de programação no Ensino Médio. Para isso, tomou como pergunta norteadora: como o Scratch ...
    • Aprendizagem na organização empresarial : a formação do empregado como cidadão 

      Basso, Nestor (2015-09-29)
      Esta dissertação mostra como a organização empresarial pode oferecer educação e aprendizagem para alcançar os objetivos da própria organização e, ao mesmo tempo, os objetivos da formação do empregado como cidadão. Inicia ...
    • Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes 

      Lemons, Caroline Caldas (2020-12-23)
      Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ...
    • Aprendizagem significativa no ensino de química : o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticos 

      Gobbato, Karina (2018-12-06)
      A presente pesquisa arquitetou-se com finalidade de planejar, pôr em prática e investigar as possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como estratégia didática para as aulas de Química, ...
    • Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais 

      Almeida, Amanda Klamer de (2023-07-29)
      A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral ...
    • A aproximação da Bildung de Wilhelm von Humboldt com a educação popular de Simón Rodríguez 

      Souza, Clóvis Dias de (2023-02-09)
    • A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária 

      Inda, Pedro Augusto Alves de (2024-03-20)
      Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ...
    • Aspectos emocionais no processo de aprendizagem de matemática 

      Peruchin, Débora (2017)
      Esta pesquisa pretendeu investigar de que forma aspectos emocionais influenciam o processo de aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com ...
    • Aspectos históricos do uso dos uniformes escolares : reflexões no campo da educação e da moda (1940-2000 Caxias do Sul) 

      Marcon, Mônica D'Andréa (2014-06-02)
      Esta dissertação procura estabelecer um diálogo sobre os aspectos históricos envolvidos nos usos dos uniformes escolares, considerando um olhar desde o campo da História da Educação e o da Moda. Com base nos pressupostos ...
    • Aspectos históricos e contemporâneos sobre a interposição entre as identidades materna e docente na educação infantil : decorrências para a prática pedagógica 

      Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro de (2017-03-17)
      O presente estudo, inserido da linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, aborda a relação entre gênero e docência na Educação Infantil. A questão central versa sobre os motivos que levam à interposição entre as ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV