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A aprendizagem da leitura e escrita da criança surda na perspectiva bilíngue

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Dissertação Eduarda Monteiro de Souza.pdf (1.464Mb)
Data
2024-10-26
Autor
Souza, Eduarda Monteiro de
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A educação de surdos possui muitas singularidades, dentre elas destaca-se a questão da língua de sinais. Nesta perspectiva, a educação bilíngue para surdos é um direito em nosso país, em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a modalidade escrita da Língua Portuguesa são utilizadas como línguas de instrução em todo o processo educativo. Para a pessoa surda a escrita não é a representação da fala, como também não é a representação da Libras. Em decorrência disso, o processo de alfabetização de crianças surdas sucederá de maneira diferente de crianças ouvintes. Compreender esse processo e construir práticas educativas que respeitem as necessidades das pessoas surdas é um desafio, tanto para as pesquisas como para as escolas. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua portuguesa pelos surdos tem sido discutido e estudado a partir da perspectiva bilíngue. Tem-se como objetivos específicos: a) Sistematizar produções de conhecimento sobre aquisição de leitura e escrita da língua escrita por crianças surdas. b) Identificar as especificidades da alfabetização da criança surda que utiliza a língua de sinais como L1. c) Construir princípios para apoiar o processo de alfabetização de estudantes surdos. O método de desenvolvimento da pesquisa é bibliográfico, cuja análise crítica é ancorada na compreensão da surdez como minoria linguística e cultural, na compreensão do sujeito como ativo no processo de aprendizagem, pela perspectiva construtivista e nas premissas do bilinguismo para educação de surdos, visando extrair, através da análise dos materiais bibliográficos, a compreensão sistematizada do processo de aquisição da leitura e escrita pelos surdos e a construção de princípios educacionais para apoiar esse processo. Os resultados do estudo apontam que grande parte deles trata sobre métodos de ensino, e o produto final de como está a leitura e a escrita das crianças. Como destaque das especificidades da alfabetização dos surdos tem-se a leitura e escrita como uma experiência visual. A partir das análises realizadas foram construídos oito princípios para apoiar o processo de aquisição da leitura e escrita pelos surdos, tomando por base o referencial adotado na pesquisa. Aponta-se ao final, muitas pesquisas que podem ser realizadas na área, a fim de contribuir e compreender sobre alfabetização de crianças surdas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13913
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

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