Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
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Data
2023-07-29Autor
Almeida, Amanda Klamer de
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
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A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre a função orgânica álcool em aulas de Química, com ênfase em atividades lúdicas e experimentais, a fim de compreender suas possíveis contribuições para a aprendizagem significativa
de estudantes do ensino médio. A execução da pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2023, em uma escola estadual, no município de Bom Jesus, com a participação de alunos do terceiro ano do ensino médio. A relevância deste trabalho foi utilizar atividade experimental e atividade lúdica, através dos jogos, no desenvolvimento das aulas, além de utilizar mapas conceituais e autoavaliação a fim de buscar indícios de uma aprendizagem significativa. Os dados analisados foram as transcrições, feitas através das gravações dos encontros, os mapas mental e conceitual e a autoavaliação. Os resultados foram separados em categorias e analisados através da análise textual discursiva. O metatexto contendo as considerações finais aponta para a construção do conhecimento através do despertar do interesse dos estudantes. Os mapas também foram essenciais na visualização a assimilação dos conceitos, bem como a autoavaliação, que foi utilizada como parâmetro nessa construção, e foi conduzida de maneira que os alunos identificaram suas aprendizagens e dificuldades em cada encontro realizado. Por fim, a pesquisa
despertou o interesse em aplicar UEPS em outros conteúdos de Química, com intuito de auxiliar os estudar no processo de construção do conhecimento. [resumo fornecido pelo autor]