Tecnologias digitais e a prática docente nos cursos de licenciatura em história e matemática
Fecha
2019-07-24Autor
Paini, Tarciane Dresch
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadatos
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A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as tecnologias digitais estão sendo articuladas a prática docente na formação dos alunos nos cursos de licenciatura em História e Matemática de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. O quadro teórico teve como base os conceitos de tecnologias digitais, cultura digital, cybercultura, cyberespaço, formação docente, licenciaturas e prática docente no ensino superior. Entre os autores mais importantes podemos destacar Vani Moreira Kenski, Pierre Lévy, André Lemos, Maurice Tardif, Maria Cândida Moraes, Manuel Castells e Paulo Freire. O corpus da pesquisa foi constituído a partir da realização de um grupo focal realizado junto aos alunos das disciplinas de estágio e com os alunos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em História e Matemática. Os dados foram analisados mediante o método de análise textual discursiva segundo Moraes e Galiazzi (2011). Da análise apresentamos as seguintes categorias emergentes: uso da tecnologia como recurso; utilização da tecnologia para o licenciando aprender o conteúdo não para aplicar a sua prática docente; dificuldade de transpor o que se aprendeu para a ação docente; desapego das formas tradicionais de ensino; dificuldades de infraestrutura para a utilização das tecnologias em sala de aula; deficiente qualificação dos professores para o uso das tecnologias; mudança de paradigma para a utilização das tecnologias digitais e oferta de disciplinas pedagógicas nas licenciaturas. Após a articulação dessas categorias com base no quadro teórico, foi possível identificar que as tecnologias digitais estão sendo articuladas à formação docente nos cursos de licenciatura em História e Matemática como método de aprendizagem, em que o professor universitário se utiliza das tecnologias digitais para que o seu aluno aprenda o conteúdo da disciplina. Através dos relatos é possível dizer que houve indicações dos professores para que os alunos fossem em busca do conhecimento e da exploração desses recursos, cabendo a esses alunos a reflexão sobre essas práticas de forma a tentar transpô-las para a sua ação docente. Os resultados indicam que estamos num momento de transição, em que as práticas pedagógicas contemplam o uso das tecnologias como um recurso com potencial para ensinar e aprender o seu conteúdo programático, cabendo ao licenciando refletir e transpor essa forma de ensino para a sua ação 10 docente. Essas práticas estão relacionadas a dicas e sugestão sites, softwares educativos entre outros recursos, incentivando o licenciando a ir em busca do aprofundamento dessas formas de ensino. Mesmo não havendo, na licenciatura, disciplinas específicas relacionadas ao ensino através das tecnologias digitais, o curso oferece experiências importantes quando o professor em formação está consciente do seu papel e tem a capacidade de refletir sobre as inúmeras práticas experenciadas na licenciatura para a sua prática docente.