• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tecnologias digitais e a prática docente nos cursos de licenciatura em história e matemática

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Tarciane Dresch Paini.pdf (1.572Mb)
Data
2019-07-24
Autor
Paini, Tarciane Dresch
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as tecnologias digitais estão sendo articuladas a prática docente na formação dos alunos nos cursos de licenciatura em História e Matemática de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. O quadro teórico teve como base os conceitos de tecnologias digitais, cultura digital, cybercultura, cyberespaço, formação docente, licenciaturas e prática docente no ensino superior. Entre os autores mais importantes podemos destacar Vani Moreira Kenski, Pierre Lévy, André Lemos, Maurice Tardif, Maria Cândida Moraes, Manuel Castells e Paulo Freire. O corpus da pesquisa foi constituído a partir da realização de um grupo focal realizado junto aos alunos das disciplinas de estágio e com os alunos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em História e Matemática. Os dados foram analisados mediante o método de análise textual discursiva segundo Moraes e Galiazzi (2011). Da análise apresentamos as seguintes categorias emergentes: uso da tecnologia como recurso; utilização da tecnologia para o licenciando aprender o conteúdo não para aplicar a sua prática docente; dificuldade de transpor o que se aprendeu para a ação docente; desapego das formas tradicionais de ensino; dificuldades de infraestrutura para a utilização das tecnologias em sala de aula; deficiente qualificação dos professores para o uso das tecnologias; mudança de paradigma para a utilização das tecnologias digitais e oferta de disciplinas pedagógicas nas licenciaturas. Após a articulação dessas categorias com base no quadro teórico, foi possível identificar que as tecnologias digitais estão sendo articuladas à formação docente nos cursos de licenciatura em História e Matemática como método de aprendizagem, em que o professor universitário se utiliza das tecnologias digitais para que o seu aluno aprenda o conteúdo da disciplina. Através dos relatos é possível dizer que houve indicações dos professores para que os alunos fossem em busca do conhecimento e da exploração desses recursos, cabendo a esses alunos a reflexão sobre essas práticas de forma a tentar transpô-las para a sua ação docente. Os resultados indicam que estamos num momento de transição, em que as práticas pedagógicas contemplam o uso das tecnologias como um recurso com potencial para ensinar e aprender o seu conteúdo programático, cabendo ao licenciando refletir e transpor essa forma de ensino para a sua ação 10 docente. Essas práticas estão relacionadas a dicas e sugestão sites, softwares educativos entre outros recursos, incentivando o licenciando a ir em busca do aprofundamento dessas formas de ensino. Mesmo não havendo, na licenciatura, disciplinas específicas relacionadas ao ensino através das tecnologias digitais, o curso oferece experiências importantes quando o professor em formação está consciente do seu papel e tem a capacidade de refletir sobre as inúmeras práticas experenciadas na licenciatura para a sua prática docente.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4832
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV