Educação pelo poético : a poesia na formação da criança
Fecha
2014-05-30Autor
Espeiorin, Vânia Marta
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Educar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário que provoca o olhar dos pequenos. Apesar do visível potencial, o texto poético ainda percorre timidamente os espaços escolares. Diante dessa observação e com o objetivo geral de refletir sobre os saberes presentes na poesia infantil veiculada em uma obra do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)/2008, nasceu esta dissertação. A partir da questão-problema "Que possibilidades de conhecimento a poesia pode propiciar à criança?", são analisadas cinco poesias do livro Lili inventa o mundo (2005), de Mario Quintana. À luz das reflexões de teóricos da educação entre os quais: Freire (1996), Vygotsky (1984, 1993, 2003) e Giles (1987); da filosofia a exemplo de Paviani (1996) e Fullat (1994); e da literatura como Larrosa (2002), Paz (1982), Bordini (1986) e Candido (1995) , as análises têm como base de orientação metodológica a sistemática adotada por Candido (2008). As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa apontam que a palavra poética estimula a imaginação durante a infância e, assim, abre oportunidades para o leitor se colocar no texto, efetuar invenções e descobrir novos conhecimentos. Imagens, ritmos, metáforas e outros recursos cativam a criança, incentivando-a a não simplesmente decodificar as palavras do texto literário, mas, a partir delas, observar seu contexto e os enunciados que sugerem distintas interpretações e novas formas de ler o mundo. Também como resultado desta investigação, vinculada à linha de pesquisa em Educação, Epistemologia e Linguagem do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), surge uma proposta de leitura de poesia para o âmbito escolar, com vistas ao autoconhecimento do aluno. Verifica-se a necessidade de o texto poético estar na escola, principalmente nos anos iniciais, e ser trabalhado por professores preparados, pois a criança tem o direito de ter acesso à arte e ser educada para a fruição estética. Eis a justificativa e a relevância científica deste estudo, que ficará à disposição de professores e demais profissionais interessados no tema e preocupados em ofertar à criança novos horizontes e leituras emancipadoras a partir do texto literário. Constata-se que os poemas de Lili inventa o mundo propõem uma leitura transformadora e oportuna para fazer parte dos programas curriculares de qualquer instituição de ensino. Eles têm condições de auxiliar o educando a se constituir como ser humano com capacidade para desenvolver seu senso crítico e estético num permanente crescimento e na vida em comunidade. Os textos quintanianos nessa obra do acervo do PNBE revelam o papel humanizador de uma poesia infantil contemporânea capaz de contribuir para a formação do leitor mirim. Demonstram, essencialmente, que é possível educar com o auxílio da linguagem poética e dos conhecimentos que ela oferece à criança.