Análise da adaptação ou estandardização do vinho fino brasileiro
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-11Autor
Oliveira, Roger Michael Freitas
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a necessidade de adaptação ou estandardização do vinho fino brasileiro para o mercado internacional, e a importância de cada etapa que envolve este processo. Os resultados em relação à exportação do item apresentam crescimento em todo o período analisado e estão orientadas principalmente para países da América do Sul. Foi utilizado como modelo de pesquisa a revisão da literatura, a partir das seguintes bases de dados: Livros, e-book?s, portais virtuais de notícias, blogs de informações gerais. A adaptação ou estandardização deve ser aplicada a partir de estudos realizados no período que antecede a exportação. Os estudos apontam que para o produto poder ingressar e ser competitivo de forma satisfatória no mercado internacional, é importante que a empresa em questão trabalhe de maneira a desenvolver quatro elementos principais que envolvem este processo, sendo eles: a embalagem, o plano de marketing, a composição do produto e o design do produto. Cada um destes elementos deve ser trabalhado de acordo com o país o qual a mercadoria será exportada. Os resultados apontam que as empresas que operam no setor vinícola realmente necessitam realizar alterações em seu produto, sendo por adaptação ou estandardização, para o ingresso no mercado externo, demonstrando assim o quão relevante é a utilização de um modelo de adaptação de produto.(sic)