Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
Fecha
2020-10-15Autor
Oliveira, Flávia Reis de
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: que indicadores permitem qualificar os serviços que a biblioteca universitária oferece no sentido de colocá-los a favor da aprendizagem dos seus usuários? O embasamento teórico está ancorado em Paulo Freire e John Dewey, com discussões acerca da autonomia; do respeito aos saberes; do comprometimento com uma educação de qualidade e igualitária; da teoria aliada à prática; da aprendizagem que transforma o sujeito e saberes; da relação com o outro; e da aprendizagem pela experiência por meio do diálogo, nos quais o ser e o ambiente são modificados na e pela interação que pode potencializar os processos educativos e de aprendizagem. O percurso metodológico foi de vertente qualitativa, de modo que os dados foram construídos via estudo de caso na Biblioteca Central Hugo Dantas da Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande/RS, por meio de análise documental de relatórios de gestão da biblioteca, de entrevistas com bibliotecários atuantes na unidade técnica e grupo focal com usuários. Compuseram a amostra 12 bibliotecários e 7 usuários. Os dados foram tratados por meio da análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2003; 2011), e, no cruzamento das análises entre os instrumentos utilizados, identificou-se que os pontos destacados nas narrativas apontam singularidades para configuração da biblioteca universitária. Como considerações finais, essa configuração acarreta novos sistemas e organizações, tanto na ordem e na estrutura de espaços físicos, quanto na organização dos acervos, dos serviços e dos produtos ofertados. A partir das narrativas, foi identificado que os usuários e os bibliotecários atribuem à biblioteca papel fundamental na qualificação das aprendizagens acadêmicas, e a legitimam como espaço que pode se constituir pela democratização do acesso à informação, pela mediação entre a informação e o conhecimento registrado e, principalmente, pela constituição de espaços que contribuam para a aprendizagem. As diretrizes tecidas para reconfiguração da Biblioteca, com base nos dados construídos e analisados nesta investigação, legitimam-na enquanto ambiente de estímulo e constituição para aprendizagem, pois, além de difundir e administrar o conhecimento produzido e armazenado em seus diversos suportes e dispositivos, trabalha para promover ações de busca, interação e disseminação da informação. A pesquisa reitera que a biblioteca no âmbito da aprendizagem é mobilizadora, desempenhando função educacional e mediadora para a democratização do acesso à informação e promotora do conhecimento.