Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
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Data
2020-10-15Autor
Oliveira, Flávia Reis de
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
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Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: que indicadores permitem qualificar os serviços que a biblioteca universitária oferece no sentido de colocá-los a favor da aprendizagem dos seus usuários? O embasamento teórico está ancorado em Paulo Freire e John Dewey, com discussões acerca da autonomia; do respeito aos saberes; do comprometimento com uma educação de qualidade e igualitária; da teoria aliada à prática; da aprendizagem que transforma o sujeito e saberes; da relação com o outro; e da aprendizagem pela experiência por meio do diálogo, nos quais o ser e o ambiente são modificados na e pela interação que pode potencializar os processos educativos e de aprendizagem. O percurso metodológico foi de vertente qualitativa, de modo que os dados foram construídos via estudo de caso na Biblioteca Central Hugo Dantas da Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande/RS, por meio de análise documental de relatórios de gestão da biblioteca, de entrevistas com bibliotecários atuantes na unidade técnica e grupo focal com usuários. Compuseram a amostra 12 bibliotecários e 7 usuários. Os dados foram tratados por meio da análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2003; 2011), e, no cruzamento das análises entre os instrumentos utilizados, identificou-se que os pontos destacados nas narrativas apontam singularidades para configuração da biblioteca universitária. Como considerações finais, essa configuração acarreta novos sistemas e organizações, tanto na ordem e na estrutura de espaços físicos, quanto na organização dos acervos, dos serviços e dos produtos ofertados. A partir das narrativas, foi identificado que os usuários e os bibliotecários atribuem à biblioteca papel fundamental na qualificação das aprendizagens acadêmicas, e a legitimam como espaço que pode se constituir pela democratização do acesso à informação, pela mediação entre a informação e o conhecimento registrado e, principalmente, pela constituição de espaços que contribuam para a aprendizagem. As diretrizes tecidas para reconfiguração da Biblioteca, com base nos dados construídos e analisados nesta investigação, legitimam-na enquanto ambiente de estímulo e constituição para aprendizagem, pois, além de difundir e administrar o conhecimento produzido e armazenado em seus diversos suportes e dispositivos, trabalha para promover ações de busca, interação e disseminação da informação. A pesquisa reitera que a biblioteca no âmbito da aprendizagem é mobilizadora, desempenhando função educacional e mediadora para a democratização do acesso à informação e promotora do conhecimento.