Análise do investimento público em educação básica no Brasil de 2003 a 2018
Mostra/ Apri
Data
2020-12-23Autore
Behling, Ricardo Antonio
Orientador
Soares, Lodonha Maria Portela Coimbra
Metadata
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Até o início do século XX, a educação no Brasil estava disponível para uma pequena parcela da população. Por volta dos anos de 1930, surgem movimentos clamando por uma educação socializante e para todos. Adota-se, a partir de então, um modelo de educação voltado para um ensino profissionalizante e para todos, a fim de alfabetizar e preparar o homem para o mercado de trabalho. O presente trabalho tem por objetivo verificar o investimento em educação básica e os respectivos resultados no período de 2003 até 2018. Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: no primeiro capítulo é apresentado a fundamentação e os objetivos. No segundo capítulo, apresentou-se através do método teórico-descritivo, as características e a opinião de autores acerca da teoria do Capital Humano e da teoria do Investimento. No terceiro capítulo, analisou-se de maneira teórico-descritiva a teoria da educação, apresentando a Educação Clássica, representada pelas Artes Liberais, e a Educação Moderna, através dos métodos pedagógicos mais usados no Brasil. No quarto capítulo, mostrou-se os investimentos em educação básica pública no Brasil e o desempenho dos estudantes brasileiros em exames nacionais e internacionais, além de outros indicadores sobre a educação brasileira. Buscou-se compreender como são feitos os investimentos na educação básica pública, como também a análise do resultado dos mesmos. Observou-se, desta forma, que o Estado brasileiro é o encarregado por organizar, desenvolver e prover a educação básica pública. [resumo fornecido pelo autor]
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- Ciências Econômicas [63]
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