• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Econômicas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Econômicas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise do investimento público em educação básica no Brasil de 2003 a 2018

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Ricardo Antonio Behling.pdf (706.3Kb)
Data
2020-12-23
Autor
Behling, Ricardo Antonio
Orientador
Soares, Lodonha Maria Portela Coimbra
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Até o início do século XX, a educação no Brasil estava disponível para uma pequena parcela da população. Por volta dos anos de 1930, surgem movimentos clamando por uma educação socializante e para todos. Adota-se, a partir de então, um modelo de educação voltado para um ensino profissionalizante e para todos, a fim de alfabetizar e preparar o homem para o mercado de trabalho. O presente trabalho tem por objetivo verificar o investimento em educação básica e os respectivos resultados no período de 2003 até 2018. Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: no primeiro capítulo é apresentado a fundamentação e os objetivos. No segundo capítulo, apresentou-se através do método teórico-descritivo, as características e a opinião de autores acerca da teoria do Capital Humano e da teoria do Investimento. No terceiro capítulo, analisou-se de maneira teórico-descritiva a teoria da educação, apresentando a Educação Clássica, representada pelas Artes Liberais, e a Educação Moderna, através dos métodos pedagógicos mais usados no Brasil. No quarto capítulo, mostrou-se os investimentos em educação básica pública no Brasil e o desempenho dos estudantes brasileiros em exames nacionais e internacionais, além de outros indicadores sobre a educação brasileira. Buscou-se compreender como são feitos os investimentos na educação básica pública, como também a análise do resultado dos mesmos. Observou-se, desta forma, que o Estado brasileiro é o encarregado por organizar, desenvolver e prover a educação básica pública. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/7869
Collections
  • Ciências Econômicas [65]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Educação de surdos em Caxias do Sul de 1960 a 2010 : uma história escrita por várias mãos 

    Neves, Gabriele Vieira (2014-06-04)
    Ao longo da história, foi negado aos surdos o direito de se comunicarem e de serem educados em sua língua natural: a Língua de Sinais. Essa impossibilidade de serem educados em uma língua que lhes fosse acessível, ora os ...
  • Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em Kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade 

    Rosa, Leonardo de Ross (2014-06-04)
    O corpo, no decorrer da História, principalmente da Filosofia ocidental, passou por gradativo ganho de importância, até chegar ao entendimento do mesmo como corpo próprio ou o corpo que se é. Na Educação Física, da mesma ...
  • O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação 

    Silva, Patrícia Modesto da (2018-10-26)
    A grande área desta dissertação é a Educação. O recorte do estudo foi a análise de práticas de educação não-escolar. O problema que se buscou responder era: Como as práticas de educação não-escolar podem impactar na vida ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV