dc.contributor.advisor | Soares, Lodonha Maria Portela Coimbra | |
dc.contributor.author | Behling, Ricardo Antonio | |
dc.contributor.other | Gullo, Maria Carolina Rosa | |
dc.contributor.other | França Júnior, Rogério da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T14:34:42Z | |
dc.date.available | 2021-06-16T14:34:42Z | |
dc.date.issued | 2020-12-23 | |
dc.date.submitted | 2020-12-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/7869 | |
dc.description | Até o início do século XX, a educação no Brasil estava disponível para uma pequena parcela da população. Por volta dos anos de 1930, surgem movimentos clamando por uma educação socializante e para todos. Adota-se, a partir de então, um modelo de educação voltado para um ensino profissionalizante e para todos, a fim de alfabetizar e preparar o homem para o mercado de trabalho. O presente trabalho tem por objetivo verificar o investimento em educação básica e os respectivos resultados no período de 2003 até 2018. Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: no primeiro capítulo é apresentado a fundamentação e os objetivos. No segundo capítulo, apresentou-se através do método teórico-descritivo, as características e a opinião de autores acerca da teoria do Capital Humano e da teoria do Investimento. No terceiro capítulo, analisou-se de maneira teórico-descritiva a teoria da educação, apresentando a Educação Clássica, representada pelas Artes Liberais, e a Educação Moderna, através dos métodos pedagógicos mais usados no Brasil. No quarto capítulo, mostrou-se os investimentos em educação básica pública no Brasil e o desempenho dos estudantes brasileiros em exames nacionais e internacionais, além de outros indicadores sobre a educação brasileira. Buscou-se compreender como são feitos os investimentos na educação básica pública, como também a análise do resultado dos mesmos. Observou-se, desta forma, que o Estado brasileiro é o encarregado por organizar, desenvolver e prover a educação básica pública. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Brasil. Ministério da Educação | pt_BR |
dc.subject | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Análise do investimento público em educação básica no Brasil de 2003 a 2018 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciências Econômicas | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-22 | |