Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso
Fecha
2020-10-12Autor
Kannenberg, Rakel Mazetto
Orientador
Matter, Suelen Scholl
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O ensino de canto é uma atividade historicamente de cunho prático, porém nas últimas décadas, especialmente nos últimos meses, a Educação a distância tem se tornado realidade crescente e irreversível. Esse estudo analisou um curso online, aqui intitulado com nome fictício VocalTec, a fim de compreender um método de ensino de técnica vocal nesta modalidade. A metodologia foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Os exercícios vocais, objetivos e estratégias de ensino do curso VocalTec foram submetidos a comparação com a literatura de profissionais da voz. Nesse tipo de análise comparativa não se pretende hierarquizar teorias, mas aprofundar conhecimentos sobre o fenômeno. O método VocalTec ensinou canto por meio de exercícios pontuais quanto a técnica de respiração, ressonância, articulação, afinação, virtuosismo, e outros aspectos decorrentes desses. Se mostrou similar a literatura, na estratégia de ensino pela orientação verbal, imitação, movimento de corpo e uso de objetos variados facilitadores. Na análise constatou-se que o ensino de canto EaD possui limitação em aspectos como generalização de exercícios vocais e falta de interação entre aluno e professor. Esses aspectos limitadores foram amenizados com a proposta do curso VocalTec de alteração de tonalidade e andamento dos exercícios e a disposição de professores de canto online para responderem a dúvidas verbais de alunos; o curso aconselha que o aluno tenha aulas presenciais com professor de canto de sua preferência. [resumo fornecido pelo autor]