• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Rakel Mazetto Kannenberg.pdf (2.025Mb)
Data
2020-10-12
Autor
Kannenberg, Rakel Mazetto
Orientador
Matter, Suelen Scholl
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ensino de canto é uma atividade historicamente de cunho prático, porém nas últimas décadas, especialmente nos últimos meses, a Educação a distância tem se tornado realidade crescente e irreversível. Esse estudo analisou um curso online, aqui intitulado com nome fictício VocalTec, a fim de compreender um método de ensino de técnica vocal nesta modalidade. A metodologia foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Os exercícios vocais, objetivos e estratégias de ensino do curso VocalTec foram submetidos a comparação com a literatura de profissionais da voz. Nesse tipo de análise comparativa não se pretende hierarquizar teorias, mas aprofundar conhecimentos sobre o fenômeno. O método VocalTec ensinou canto por meio de exercícios pontuais quanto a técnica de respiração, ressonância, articulação, afinação, virtuosismo, e outros aspectos decorrentes desses. Se mostrou similar a literatura, na estratégia de ensino pela orientação verbal, imitação, movimento de corpo e uso de objetos variados facilitadores. Na análise constatou-se que o ensino de canto EaD possui limitação em aspectos como generalização de exercícios vocais e falta de interação entre aluno e professor. Esses aspectos limitadores foram amenizados com a proposta do curso VocalTec de alteração de tonalidade e andamento dos exercícios e a disposição de professores de canto online para responderem a dúvidas verbais de alunos; o curso aconselha que o aluno tenha aulas presenciais com professor de canto de sua preferência. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8992
Collections
  • Música - Licenciatura [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV