Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatter, Suelen Scholl
dc.contributor.authorKannenberg, Rakel Mazetto
dc.contributor.otherMatter, Suelen Scholl
dc.contributor.otherOliveira Filho, Luiz Ortiz
dc.date.accessioned2021-11-05T12:49:26Z
dc.date.available2021-11-05T12:49:26Z
dc.date.issued2020-10-12
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8992
dc.descriptionO ensino de canto é uma atividade historicamente de cunho prático, porém nas últimas décadas, especialmente nos últimos meses, a Educação a distância tem se tornado realidade crescente e irreversível. Esse estudo analisou um curso online, aqui intitulado com nome fictício VocalTec, a fim de compreender um método de ensino de técnica vocal nesta modalidade. A metodologia foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Os exercícios vocais, objetivos e estratégias de ensino do curso VocalTec foram submetidos a comparação com a literatura de profissionais da voz. Nesse tipo de análise comparativa não se pretende hierarquizar teorias, mas aprofundar conhecimentos sobre o fenômeno. O método VocalTec ensinou canto por meio de exercícios pontuais quanto a técnica de respiração, ressonância, articulação, afinação, virtuosismo, e outros aspectos decorrentes desses. Se mostrou similar a literatura, na estratégia de ensino pela orientação verbal, imitação, movimento de corpo e uso de objetos variados facilitadores. Na análise constatou-se que o ensino de canto EaD possui limitação em aspectos como generalização de exercícios vocais e falta de interação entre aluno e professor. Esses aspectos limitadores foram amenizados com a proposta do curso VocalTec de alteração de tonalidade e andamento dos exercícios e a disposição de professores de canto online para responderem a dúvidas verbais de alunos; o curso aconselha que o aluno tenha aulas presenciais com professor de canto de sua preferência. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of singing is a historically practical activity, but in recent decades, especially in recent months, distance education has become a growing and irreversible reality. This study analyzed an online course, here entitled with the fictitious name VocalTec, in order to understand a method of teaching vocal technique in this modality. The methodology was a case study with a qualitative approach. The vocal exercises, objectives and teaching strategies of the VocalTec course were compared with the literature of voice professionals. In this type of comparative analysis, it is not intended to hierarchize theories, but to deepen knowledge about the phenomenon. The VocalTec method taught singing through specific exercises regarding breathing, resonance, articulation, tuning, virtuosity, and other aspects resulting from these techniques. Literature was shown to be similar in the teaching strategy by verbal orientation, imitation, body movement and use of various facilitating objects. In the analysis it was found that the teaching of distance learning has limitations in aspects such as generalization of vocal exercises and lack of interaction between student and teacher. These limiting aspects were mitigated by the proposal of the VocalTec course to change the tone and progress of the exercises and the availability of online singing teachers to answer students' verbal doubts; the course advises the student to take face-to-face classes with a preferred singing teacher. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectVoz - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.titleMétodo de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-10-12 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples