• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano

Thumbnail
Ver/
TCC Gabriel Rech Castilhos.pdf (492.1Kb)
Fecha
2020-10-12
Autor
Castilhos, Gabriel Rech
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho discorre sobre a pedagogia do piano no contexto da música popular. O estudo contempla a exploração de abordagens metodológicas que são efetivas para essa prática de ensino. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender as diferentes abordagens metodológicas de professores de piano no espectro da música popular, buscando identificar moldes informais para o ensino do piano nesse contexto. Os objetivos específicos incluem explorar as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados no ensino de piano popular, sondar como se dá o desenvolvimento do aluno perante procedimentos metodológicos do ensino de música popular e analisar métodos e metodologias de ensino do piano em contexto de música popular. Para tanto, foi realizada uma entrevista através de questionário aberto com oito professores que trabalham com o ensino do piano popular que, apoiada na revisão bibliográfica da mesma temática, caracterizou o estudo como exploratório e descritivo. O estudo permitiu verificar um hibridismo de práticas formais e informais de ensino na aula de piano popular, assim como uma aproximação na relação entre professor e aluno, decorrendo na variedade de repertórios e conteúdos abordados em aula. Conclui-se que a aula de piano em contexto de música popular deve envolver o ensino de música em sua totalidade, através da prática da percepção auditiva e na inserção do aluno em diferentes vivências musicais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8993
Colecciones
  • Música - Licenciatura [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV