Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-12Autor
Castilhos, Gabriel Rech
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho discorre sobre a pedagogia do piano no contexto da música popular. O estudo contempla a exploração de abordagens metodológicas que são efetivas para essa prática de ensino. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender as diferentes abordagens metodológicas de professores de piano no espectro da música popular, buscando identificar moldes informais para o ensino do piano nesse contexto. Os objetivos específicos incluem explorar as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados no ensino de piano popular, sondar como se dá o desenvolvimento do aluno perante procedimentos metodológicos do ensino de música popular e analisar métodos e metodologias de ensino do piano em contexto de música popular. Para tanto, foi realizada uma entrevista através de questionário aberto com oito professores que trabalham com o ensino do piano popular que, apoiada na revisão bibliográfica da mesma temática, caracterizou o estudo como exploratório e descritivo. O estudo permitiu verificar um hibridismo de práticas formais e informais de ensino na aula de piano popular, assim como uma aproximação na relação entre professor e aluno, decorrendo na variedade de repertórios e conteúdos abordados em aula. Conclui-se que a aula de piano em contexto de música popular deve envolver o ensino de música em sua totalidade, através da prática da percepção auditiva e na inserção do aluno em diferentes vivências musicais. [resumo fornecido pelo autor]