• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa

Thumbnail
Ver/
TCC Luan Kerni.pdf (469.7Kb)
Fecha
2020-10-12
Autor
Kerni, Luan
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho trata sobre os processos metodológicos no ensino do estudo de partitura no piano e no teclado eletrônico. O objetivo desta pesquisa é investigar os processos metodológicos utilizados por professores de piano e teclado da cidade gaúcha de Carlos Barbosa ao introduzirem o estudo de leitura de partitura ao instrumento com alunos iniciantes. Os objetivos específicos incluem investigar diversas ferramentas de ensino para o aprendizado da leitura de partitura para instrumentos de teclado, explorar métodos e metodologias de ensino de leitura de partitura em níveis de aprendizagem distintos e analisar estudos referentes à metodologia do ensino do piano e do teclado voltados à leitura de partitura. Sendo uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos questionários e pesquisa bibliográfica. O questionário foi realizado com seis professores de piano e teclado de Carlos Barbosa, verificando suas experiências, suas metodologias de ensino no que se refere ao ensino de leitura de partitura e os seus conceitos a respeito dos processos metodológicos no estudo do instrumento. Com a pesquisa, percebeu-se que a grande parte dos professores de piano de Carlos Barbosa utilizam métodos de piano em suas aulas, e costumam refletir sobre as suas escolhas de livros. Também se constatou que a maioria dos professores modificou de alguma forma suas metodologias no decorrer do tempo em que lecionam, e também ensinam a leitura de partitura desde os primeiros encontros com o aluno iniciante. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8995
Colecciones
  • Música - Licenciatura [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV