• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa

Thumbnail
Mostra/Apri
TCC Luan Kerni.pdf (469.7Kb)
Data
2020-10-12
Autore
Kerni, Luan
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Este trabalho trata sobre os processos metodológicos no ensino do estudo de partitura no piano e no teclado eletrônico. O objetivo desta pesquisa é investigar os processos metodológicos utilizados por professores de piano e teclado da cidade gaúcha de Carlos Barbosa ao introduzirem o estudo de leitura de partitura ao instrumento com alunos iniciantes. Os objetivos específicos incluem investigar diversas ferramentas de ensino para o aprendizado da leitura de partitura para instrumentos de teclado, explorar métodos e metodologias de ensino de leitura de partitura em níveis de aprendizagem distintos e analisar estudos referentes à metodologia do ensino do piano e do teclado voltados à leitura de partitura. Sendo uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos questionários e pesquisa bibliográfica. O questionário foi realizado com seis professores de piano e teclado de Carlos Barbosa, verificando suas experiências, suas metodologias de ensino no que se refere ao ensino de leitura de partitura e os seus conceitos a respeito dos processos metodológicos no estudo do instrumento. Com a pesquisa, percebeu-se que a grande parte dos professores de piano de Carlos Barbosa utilizam métodos de piano em suas aulas, e costumam refletir sobre as suas escolhas de livros. Também se constatou que a maioria dos professores modificou de alguma forma suas metodologias no decorrer do tempo em que lecionam, e também ensinam a leitura de partitura desde os primeiros encontros com o aluno iniciante. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8995
Collections
  • Música - Licenciatura [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV