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Imagem de produto : a configuração da imagem do vinho fino

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Ver/
Dissertacao Taisson Toigo.pdf (1.672Mb)
Fecha
2014-04-28
Autor
Toigo, Taisson
Orientador
De Toni, Deonir
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Segundo dados do Intituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), de cada cinco vinhos finos vendidos no Brasil, 80% é importado. A imagem de um produto tem um papel importante na preferência e na escolha do produto (CHUANG; CHANG; HSU, 2001), uma vez que a escolha depende largamente da percepção sob a imagem do produto. Assim sendo, o objetivo central deste estudo foi de identificar a configuração da imagem do vinho fino nacional e importado e os fatores determinantes nas intenções de compra dos consumidores da região serrana do Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, através de entrevistas semi-estruturadas para identificar os atributos que compõem a imagem do vinho fino. Após, conduziu-se uma pesquisa quantitativa, através de uma survey, onde utilizou-se técnicas estatísticas como Análise de Variancia (ANOVA), analise fatorial e regressão linear múltipla. Através da analise fatorial foi possível a obtenção de 6 fatores que compõem a imagem do vinho fino: (i) simbólico, (ii) simbólico-social, (iii) afetivo-sensorial, (iv) valor, (v) funcional e (vi) histórico. A análise de regresso linear múltipla não mostrou resultados significantes. Os resultados da análise de regressão indicam os fatores (ii) simbólico-social e (vi) históricos como fatores novos na literatura. Assim, melhora-se o entendimento acerca da composição da imagem do vinho fino.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/95
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

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