Imagem de produto : a configuração da imagem do vinho fino
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Data
2014-04-28Autor
Toigo, Taisson
Orientador
De Toni, Deonir
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Segundo dados do Intituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), de cada cinco vinhos finos vendidos no Brasil, 80% é importado. A imagem de um produto tem um papel importante na
preferência e na escolha do produto (CHUANG; CHANG; HSU, 2001), uma vez que a escolha depende largamente da percepção sob a imagem do produto. Assim sendo, o objetivo central deste estudo foi de identificar a configuração da imagem do vinho fino nacional e importado e os fatores determinantes nas intenções de compra dos consumidores da região
serrana do Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter
exploratório, através de entrevistas semi-estruturadas para identificar os atributos que
compõem a imagem do vinho fino. Após, conduziu-se uma pesquisa quantitativa, através de
uma survey, onde utilizou-se técnicas estatísticas como Análise de Variancia (ANOVA), analise fatorial e regressão linear múltipla. Através da analise fatorial foi possível a obtenção de 6 fatores que compõem a imagem do vinho fino: (i) simbólico, (ii) simbólico-social, (iii) afetivo-sensorial, (iv) valor, (v) funcional e (vi) histórico. A análise de regresso linear múltipla não mostrou resultados significantes. Os resultados da análise de regressão indicam os fatores (ii) simbólico-social e (vi) históricos como fatores novos na literatura. Assim, melhora-se o entendimento acerca da composição da imagem do vinho fino.