Enoturismo e pedagogia: pensar a presença de crianças no enoturismo
Fecha
2022-04-09Autor
Bono, Julia Roberta
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho aborda o tema "Enoturismo e Pedagogia: pensar a presença das crianças no Enoturismo". O objetivo principal da pesquisa foi investigar de que forma o pedagogo pode contribuir na inserção de atividades para crianças dentro do Enoturismo do município de Pinto Bandeira-RS. Ainda, a investigação visou contribuir para melhorar o turismo familiar ofertado pelo município, para que todos possam aproveitar o momento de lazer da melhor forma, promovendo o crescimento do município e da região. Para tanto a pesquisa partiu da seguinte questão norteadora "Quais as contribuições do pedagogo para pensar a presença das crianças dentro do Enoturismo do município de Pinto Bandeira- RS? A pesquisa proposta foi qualitativa, inserida no paradigma sociointeracionista, de natureza aplicada, tendo como procedimento metodológico a pesquisa-ação (GIL, 2008). Os estudos teóricos foram fundamentados em autores como Piedade (2017), Kushano (2013), Ramal (2012), Alvarez e Rigo (2018), entre outros. A pesquisa na modalidade de campo foi realizada no pequeno município de Pinto Bandeira - RS, tendo como foco quatro instituições que promovem o Enoturismo, sendo três vinícolas e um restaurante, instalados em lugares privilegiados com belezas naturais. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada (GIL, 2008), aplicada aos participantes da pesquisa. Os dados coletados através foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2006). A análise dos dados coletados permitiu a identificação dos seguintes blocos de análise: Enoturismo de Pinto Bandeira - RS, As atividades ofertadas no enoturismo hoje, A possibilidade da inserção do pedagogo no enoturismo, e Enoturismo de Pinto Bandeira: algumas sugestões. A pesquisa realizada teve uma boa aceitação junto ao campo de investigação e abriu um espaço de reflexão e diálogo para se pensar a presença de crianças no enoturismo e a presença do pedagogo para mediar essa inserção se constituindo numa possibilidade de inovação nesta modalidade de turismo muito praticada na região em foco. Ainda, a elaboração de algumas sugestões com diversas opções de ações e atividades que podem ser ofertadas às crianças dentro enoturismo contribui para que os estabelecimentos participantes da investigação repensem seu empreendimento à luz de novas abordagens para que que venham a contemplar a ampliação do próprio negócio e do desenvolvimento regional. [resumo fornecido pelo autor]