• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Enoturismo e pedagogia: pensar a presença de crianças no enoturismo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Julia Roberta Bono.pdf (820.8Kb)
Data
2022-04-09
Autor
Bono, Julia Roberta
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho aborda o tema "Enoturismo e Pedagogia: pensar a presença das crianças no Enoturismo". O objetivo principal da pesquisa foi investigar de que forma o pedagogo pode contribuir na inserção de atividades para crianças dentro do Enoturismo do município de Pinto Bandeira-RS. Ainda, a investigação visou contribuir para melhorar o turismo familiar ofertado pelo município, para que todos possam aproveitar o momento de lazer da melhor forma, promovendo o crescimento do município e da região. Para tanto a pesquisa partiu da seguinte questão norteadora "Quais as contribuições do pedagogo para pensar a presença das crianças dentro do Enoturismo do município de Pinto Bandeira- RS? A pesquisa proposta foi qualitativa, inserida no paradigma sociointeracionista, de natureza aplicada, tendo como procedimento metodológico a pesquisa-ação (GIL, 2008). Os estudos teóricos foram fundamentados em autores como Piedade (2017), Kushano (2013), Ramal (2012), Alvarez e Rigo (2018), entre outros. A pesquisa na modalidade de campo foi realizada no pequeno município de Pinto Bandeira - RS, tendo como foco quatro instituições que promovem o Enoturismo, sendo três vinícolas e um restaurante, instalados em lugares privilegiados com belezas naturais. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada (GIL, 2008), aplicada aos participantes da pesquisa. Os dados coletados através foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2006). A análise dos dados coletados permitiu a identificação dos seguintes blocos de análise: Enoturismo de Pinto Bandeira - RS, As atividades ofertadas no enoturismo hoje, A possibilidade da inserção do pedagogo no enoturismo, e Enoturismo de Pinto Bandeira: algumas sugestões. A pesquisa realizada teve uma boa aceitação junto ao campo de investigação e abriu um espaço de reflexão e diálogo para se pensar a presença de crianças no enoturismo e a presença do pedagogo para mediar essa inserção se constituindo numa possibilidade de inovação nesta modalidade de turismo muito praticada na região em foco. Ainda, a elaboração de algumas sugestões com diversas opções de ações e atividades que podem ser ofertadas às crianças dentro enoturismo contribui para que os estabelecimentos participantes da investigação repensem seu empreendimento à luz de novas abordagens para que que venham a contemplar a ampliação do próprio negócio e do desenvolvimento regional. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9932
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV