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Concepção estrutural, pré-dimensionamento e análise das cargas e envoltórias de esforços da superestrutura de um viaduto em concreto armado

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TCC Carina Santini Adamatti.pdf (4.421Mb)
Data
2022-07-25
Autor
Adamatti, Carina Santini
Orientador
Zatti, Luciano
Metadata
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Resumo
No projeto de pontes, a determinação das cargas permanentes e variáveis às quais a estrutura estará submetida é imprescindível para a realização de um dimensionamento estrutural adequado e seguro. No entanto, para que isso seja possível, é necessária a realização de algumas etapas precedentes como a definição do projeto geométrico, escolha do modelo estrutural, pré-dimensionamento dos elementos e então a definição dos carregamentos. Sendo assim o presente trabalho teve como foco estas etapas iniciais juntamente com a determinação das cargas móveis e permanentes, seguidas da comparação de métodos geradores de linhas de influência, mais especificamente, o das longarinas indeslocáveis, Engesser-Courbon e FTOOL e por fim a obtenção das envoltórias de esforços da estrutura. A proposta se deu como um viaduto no sistema de vigas e laje, constituído por duas estruturas independentes (uma para cada sentido de fluxo) de 270 m de comprimento e 6,0 m de altura máxima, com seção transversal simétrica composta por 2 longarinas, largura de 10,80 m. Já o pré-dimensionamento resultou nas seguintes especificações de elementos: vigas T com alma e mesa de espessura de 30 cm, altura de 2,5 m e comprimento da mesa de 1,7 m; longarinas retangulares de 30 cm de espessura, 1,10 m de altura e 5,7 m de comprimento; laje de 3 0cm e o pavimento flexível com 10 cm de espessura. Quanto as linhas de influência, os métodos analíticos obtiveram resultados semelhantes entre si e com o método computacional, existindo apenas uma discrepância referente ao resultado no balanço próximo a longarina em análise. Por fim, as envoltórias de esforços possibilitaram a determinação dos esforços máximos e mínimos da seção transversal com cortante de Vmáx=276,4 kN e Vmín=271,9 kN nos apoios e os momentos de Mmáx=326,5 kN.m e Mmín=272 kN.m no meio do vão central. Sendo assim, os métodos utilizados se demostraram eficientes e obtiveram resultados adequados. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11570
Collections
  • Engenharia Civil - Bacharelado [138]

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