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Desenvolvimento de matriz de multicritérios para tomada de decisão na substituição de componentes em carrocerias de ônibus rodoviários

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TCC Julie Sanches do Nascimento.pdf (1.732Mb)
Data
2023-08-01
Autor
Nascimento, Julie Sanches do
Orientador
Luciano, Marcos Alexandre
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A busca pela substituição de materiais é constante nos diversos âmbitos industriais, no setor automobilístico o interesse é ainda maior, visto que eficiência e desempenho estão essencialmente relacionados ao peso do veículo. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo aplicar o método do Processo de Hierarquia Analítica (Analytic Hierarchy Process - AHP) em um estudo de caso direcionado para tomada de decisão complexa na substituição de componentes em projetos de veículos de transporte de passageiros. A proposta de substituição foi oriunda de um grupo de decisores formado por profissionais de diferentes setores complementares de projeto. Inicialmente o grupo de decisores definiu os critérios relevantes para verificação e validação da substituição de componentes e o estudo de caso avaliado remete ao teto externo de carrocerias de ônibus rodoviários, fabricado inicialmente em material de fibra de vidro. Em virtude das diversas desvantagens do uso de fibra de vidro, em especial, desvantagens em âmbitos ambientais, foram desenvolvidas duas propostas de substituição de projetos, sendo uma em liga de alumínio 3003 e outra em alumínio 1050. Além de possuir vantagens no processo de fabricação, o alumínio e suas ligas apresentam baixas densidades e relevantes resistências à corrosão. O AHP foi aplicado considerando todas as etapas sugeridas pelo autor e professor matemático do método, Thomas Lorie Saaty. Logo, foram desenvolvidas matrizes que possibilitaram comparações pareadas entre os parâmetros definidos (critérios, subcritérios e projetos). Os resultados obtidos condizem com o que era esperado pelo grupo de decisores, a proposta do teto externo em liga de alumínio 3003 resultou em concordância de 52,75% para com os parâmetros definidos, seguida de 23,92% da situação inicial em fibra de vidro e 23,39% da proposta em alumínio 1050. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12579
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [308]

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