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Especificidades da função parental no transtorno desafiador e de conduta na infância

Visualizar/Abrir
TCC Cintia Cichelero.pdf (325.5Kb)
Data
2024-08-30
Autor
Cichelero, Cintia
Orientador
Conte, Raquel Furtado
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A infância é a base onde formamos nossa personalidade. Ter um lar que possa oferecer amor e carinho é de suma importância para que os processos de maturação possam se desenvolver de forma saudável. Geralmente, os transtornos encontrados em jovens adultos, têm suas raízes ainda na infância, porém, cabe ao profissional saber diferenciar o limiar entre comportamentos esperados para tal idade e o que está se tornando patológico. Este estudo pretende abordar a função parental e a sua correlação com os transtornos disruptivos na infância, mais especificamente, o Transtorno de Oposição Desafiante e o Transtorno de Conduta. Para tal, foram utilizados estudos de Winnicott, que traz o conceito de mãe suficientemente boa e a tendência antissocial como principal foco a ser estudado, as falhas ambientais e parentais também fazem parte da constituição da personalidade daquela criança. Pensando em atrelar a teoria com a prática, o delineamento desse estudo foi feito de forma qualitativa, caracterizando a pesquisa como exploratória com caráter interpretativo, para isso, foi utilizado o filme Precisamos falar sobre o Kevin, que traz à luz uma relação desfavorável de um adolescente com sua mãe. O filme foi dividido em cenas, organizadas através de uma tabela para a tomada de notas. As cenas foram divididas em duas grandes categorias, denominadas de Falhas Ambientas e Aspectos Subjetivos de Kevin. A primeira categoria se refere em como essas falhas impactaram no desenvolvimento emocional de Kevin, sendo essas, divididas em duas subcategorias, os Aspectos Maternos e os Aspectos Paternos. A segunda categoria se refere aos Aspectos Subjetivos de Kevin, que é a somatória das falhas ambientais, juntamente com as necessidades que ele sentia em ter alguém para facilitar seus processos de desenvolvimento, o que resultou em comportamentos desafiadores e de conduta por parte do garoto. Essa categoria foi dividida nas subcategorias Comportamento Desafiador e Conduta Agressiva. Posteriormente, foi feita a análise e significação dos resultados, sendo então, usada a estratégia de emparelhamento com sua interpretação de forma qualitativa.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13838
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

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